Parque do Cocó reabre trilhas gradualmente a partir de terça-feira, 8

A direção do Parque do Cocó reforça a obrigatoriedade do uso de máscaras durante todo o percurso e pede a colaboração da população

14:39 | Jun. 06, 2021

As trilhas voltam a ser fechadas nos finais de semana. População deve estar atenta ao horário de funcionamento e ao cumprimento das medidas de segurança contra a Covid-19. (foto: Fco Fontenele)

Duas trilhas do Parque do Cocó reabrem a partir da terça-feira, 8, após 90 dias fechadas por causa de alagamentos e dos decretos de isolamento social. A trilha Principal (que começa na Avenida Padre Antônio Tomás) e a trilha do Rio funcionarão de terça-feira a sexta-feira, das 5h30min as 17h30min. Elas voltam a ser fechadas nos finais de semana. A trilha da Lagoa continua fechada provisoriamente. 

De acordo com o diretor e gestor do Parque do Cocó, Paulo Lyra, a trilha da Lagoa ainda está sendo revitalizada. Com as chuvas do final de abril e começo de maio, o parque ficou alagado e passou o mês de maio inteiro passando por podas, retiradas de árvores tombadas e revitalização dos caminhos de terra. Enquanto duas trilhas já estão aptas para uso, a trilha da Lagoa segue com água até os tornozelos, por ser mais baixa.

Mesmo assim, o público terá cerca de quatro quilômetros aptos para percorrer entre a trilha Principal e a do Rio a partir do dia 8 de junho. O diretor Paulo reforça que a abertura é gradual e depende dos avanços dos decretos estaduais, além de pedir a colaboração do público: o uso de máscaras é obrigatório por lei, aglomerações devem ser evitadas e é importante respeitar as placas de interdição da trilha da Lagoa.
 

Piqueniques e outras atividades com aglomeração seguem proibidas


Apesar da reabertura das trilhas e da área externa para atividades físicas individuais, ainda é proibido usar o Parque do Cocó para piqueniques, ensaios fotográficos e qualquer outro encontro social que gere aglomeração. A área externa é fechada às 21h.

Infelizmente, comenta Paulo, a população segue usando as máscaras incorretamente ao ocuparem o Parque do Cocó. Sem cobrir o nariz ou com a máscara no queixo, os esportistas colocam a si mesmos e os outros em risco. Mesmo que o parque seja um local aberto, a respiração pesada e constante expele ainda mais aerossóis - partículas de ar tão leves que ficam suspensas, via principal de transmissão do coronavírus.

"Nós temos educadores ambientais orientando sobre as máscaras. É um trabalho árduo, mas necessário", comenta o diretor. A orientação será mantida na entrada das trilhas.

Data e horário de reabertura

Reabertura de trilhas no Parque do Cocó
Começa na terça-feira, 8 de junho
Funcionamento das trilhas do Parque do Cocó: terça-feira à sexta-feira, das 5h30min as 17h30min
Fechado nos finais de semana.