"Hora do soninho" colabora para recuperação de bebês na UTI neonatal de hospital em Fortaleza

Para garantir um descanso ideal e sem interrupções aos bebês, os profissionais do Centro de Neonatologia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) criam um ambiente propício

13:59 | Mar. 10, 2021

Bebês nas unidades neonatais do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) aproveitam hora do soninho. (foto: Thiago Freitas/Divulgação)

Bebês internados nas unidades neonatais do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), em Fortaleza, contam com a "hora do soninho" diariamente, entre 12h e 14 horas. O momento de tranquilidade e silêncio impacta positivamente no desenvolvimento dos pequenos e ajuda na recuperação. 

Para garantir um descanso ideal e sem interrupções aos bebês, os profissionais do Centro de Neonatologia criam um ambiente propício. As luzes são apagadas e há um controle de ruídos externos e internos, bem como da temperatura. 

 

Segundo a enfermeira neonatal Deyse Carneiro, o sono de qualidade dos pequenos colabora para a alta. “Essa é a hora em que o bebê não é manuseado. Ele não passa por nenhum procedimento. É uma hora em que nada é feito. Tudo para deixá-lo mais tranquilo e [para ele] dormir tranquilamente”, explica, em nota.

A psicóloga Sarah Marques Domingues acompanha os bebês e seus pais durante o internamento. Ela comenta que o ambiente neonatal pode ser estressante. Fatores como luz intensa, ruídos dos equipamentos e procedimentos realizados pelas equipes assistenciais podem deixar os recém-nascidos mais cansados. Além disso, por causa da pandemia de Covid-19, o contato com os familiares é reduzido. 

Dessa forma, Sarah classifica a "hora do soninho" como indispensável para o desenvolvimento neuropsicomotor. “Estimular o descanso e o sono do bebê gera bem-estar. Essa intervenção ajuda também no ganho de peso”, afirma. Com os atendimentos virtuais, os pais são informados que o horário reservado ao soninho é o momento exclusivo de repouso dos filhos.

A unidade hospitalar utiliza o horário do sono dos bebês como forma de integralização e humanização do serviço, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. O HGCC é referência em cuidados neonatais da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).