Enem: portões são fechados e candidatos tem até 19 horas para terminar provas

Portões fecham às 13 horas no horário de Brasília. Os estudantes terão cinco horas e 30 minutos para resolver as questões

11:31 | Jan. 17, 2021

Portões fechados na Universidade Estadual do Ceará (Uece) para início da prova do Enem (foto: Wanderson Trindade/ O POVO)

Portões para os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram fechados pontualmente às 13 horas no horário de Brasília. Primeiro dia de provas terá linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação.  Os estudantes terão cinco horas e 30 minutos para resolver as questões. A prova termina às 19h. 

Enem: portões são abertos e candidatos podem entrar até as 13 horas:https://t.co/Wsv4HptbyP pic.twitter.com/sSJuQFqGYW

— O POVO Online (@opovoonline) January 17, 2021

Em Fortaleza, pouco antes da 11h30min, já era percebida movimentação de candidatos no Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). Todos os alunos que vão fazer a prova tem a temperatura medida antes de entrar no local. Quem estiver com temperatura a partir de 37,5ºC não pode entrar

O POVO esteve na Uni7 e no Colégio Ari de Sá Cavalcante na avenida Washington Soares acompanhando a entrada de estudantes na manhã deste domingo. No Ari de Sá, a temperatura de candidatos só é medida na entrada das salas de prova. Antes, o cenário no colégio Farias Brito Aldeota, na avenida Dom Luís, era de rua vazia, sem estudantes aguardando para entrar. 

A reportagem foi até a Universidade de Fortaleza (Unifor), mas não havia movimentação de estudantes. A instituição, que costuma ser uma das mais lotadas, não está sendo local de prova para o Enem neste ano, pela primeira vez. Na Universidade Estadual do Ceará (Uece) movimento era intenso logo antes do fechamento dos portões. Enquanto O POVO estava no local, um candidato chegou atrasado.

Veja a movimentação