Idosa arremessada de veículo de aplicativo recebe alta e fica com sequelas: "Lembro que caí e ele veio com o carro para cima de mim"
Dona Francisca, de 70 anos, recebeu alta do IJF e está sem o movimento de uma das mãos. Ela usa cadeira de rodas e faz fisioterapia. A família dela teve que pular do automóvel em movimento e a idosa foi arremessada do automóvel que fazia transporte por aplicativo
18:41 | Jan. 06, 2021
Aos 70 anos de idade, dona Francisca Martins recebeu alta do Instituto Doutor José Frota (IJF), Centro de Fortaleza, após um mês e 22 dias internada. O caso e a internação foram no dia 6 de de setembro e a liberação foi no dia 28 de outubro. Ela foi vítima de um motorista de aplicativo imprudente, que fez com que sua família pulasse do carro em movimento. A idosa não conseguiu pular e foi arremessada do veículo. Após sair da unidade hospitalar, dona Francisca teve que lidar com as sequelas da queda.
Ela ficou sem os movimentos de uma das mãos e ainda não anda. Está em uma cadeira de rodas e faz fisioterapia diariamente. O relato da idosa é de quem viu a morte de perto. "Eu me lembro que quando eu caí ele voltou para jogar o carro por cima de mim. Aí eu não me lembro de mais nada", revela.
No dia 6 de setembro, a família saía de uma festa de aniversário e embarcou no automóvel do aplicativo 99 POP. Durante a viagem o motorista percebeu que havia uma pessoa a mais no carro, que era uma criança de colo.
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A partir dessa situação ele também passou a reclamar com as luzes do celular de uma das passageiras e ameaçou deixar a família no meio do caminho. Os ocupantes se recusaram e exigiram ser deixadas no ponto de partida que iriam pegar outro veículo.
Neste momento, o homem teria começado a dirigir de forma perigosa. O que obrigou a família a pular do veículo em movimento. A única que não conseguiu sair do carro foi a idosa, que foi arremessada dois quarteirões depois.
Dona Francisca passou quase dois meses no hospital e chegou a ficar em coma. A família teve que deixar de trabalhar para poder acompanhá-la na unidade de saúde. Elas afirmam que não receberam seguro da 99 POP.
Na época que foi procurada, a empresa afirmou que estaria disponível assim que os critérios para liberação do seguro fossem atendidos. O POVO procurou novamente a empresa por email, por volta das 17h35min desta quarta-feira, 6 e recebeu a seguinte resposta: "A 99 informa que o seguro está disponível e será repassado à vítima assim que os critérios para liberação forem atendidos. A empresa esclarece que tais orientações foram compartilhadas com os familiares da vítima em setembro de 2020, quando a ocorrência foi registrada. Neste momento, um especialista busca contato com os familiares de Francisca para entender o que pode ter acontecido e ajudá-los sobre os procedimentos necessários", divulgou.
Em relação ao motorista que praticou o crime, a empresa afirmou que ele foi banido da plataforma. No dia do caso, o homem chegou a prestar depoimento na delegacia, mas foi liberado. Ele foi indiciado, mas até o momento segue em liberdade.
A filha da idosa relata que a vida da família mudou completamente após o crime. Ela diz que dona Francisca chora e diz que não quer mais viver. Ela alega que a mãe era uma mulher sadia e que gostava de lavar roupa, de arrumar a casa, mas agora com as sequelas não consegue mais realizar tarefas simples do dia a dia.