Hospital São José alerta para importância da atividade física no tratamento de HIV/Aids

A instituição possui emergência 24h para soropositivos

17:45 | Nov. 27, 2020

Infectologista afima que Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) passa por um aumento do número de casos (foto: Aurelio Alves/O POVO)

Na próxima terça-feira, 1º, será lembrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Referência no tratamento de HIV/Aids, o Hospital São José (HSJ), que atende 10.796 pacientes soropositivos, ressalta a necessidade da atividade física para minimizar os efeitos da doença no paciente. “É preciso se preocupar com pressão arterial, diabetes, excesso de peso… São cuidados gerais que são importante no dia a dia”, alerta a médica infectologista Melissa Medeiros.

“Com as medicações que temos hoje, a expectativa de vida de um paciente com HIV é igual a de uma pessoa que não tem o vírus. É importante também um acompanhamento para saber como está a função renal, a função hepática e ver se os órgãos estão trabalhando bem”. O Ambulatório de HIV e hepatites virais do HSJ funciona em horário comercial, das 7h às 17h. Já a emergência em doenças infecciosas funciona 24h, e atende pessoas soropositivas.