Inaugurada nesta segunda, Policlínica do Bonsucesso oferece atendimento adulto e pediátrico

O equipamento recebe pacientes desde a semana passada. A expectativa é que a cada mês sejam realizadas 10 mil consultas médicas e 3 mil exames

13:25 | Out. 26, 2020

Por: Marcela Tosi
Governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio na inauguração da policlínica (foto: Deisa Garcêz/Especial para O Povo)

Ocupando uma área de 8.500 m² e investimento de cerca de R$ 28 milhões, a Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, localizada no bairro Bonsucesso, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 26. Na ocasião, a secretária municipal de Saúde, Joana Maciel, garantiu que o equipamento conta com toda a equipe disponível e já recebe pacientes há uma semana. “São 15 especialidades médicas e 13 equipamentos para exames de apoio e diagnóstico, que já estão funcionando com todo o corpo de servidores”, afirma.

Como as demais policlínicas de Fortaleza, a unidade recebe pacientes mediante encaminhamento e agendamento realizado por um dos 116 postos de saúde, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos recebendo pacientes desde terça-feira passada, priorizando a realização de mamografias e realizando em média de 30 desses exames por dia”, contabiliza a secretária. “A gente tinha uma demanda importante para esse exame e chamamos atenção da população para que não falte ao exame marcado. Para conseguir realizar essas 30 mamografias, estamos marcando 50”, alerta indicando a alta taxa de desmarcação e ausência das pacientes.

A unidade atende o público adulto e pediátrico em especialidades médicas que vão desde a neurologia até a ortopedia. Além disso, tem foco na linha do cuidado ao paciente hipertenso e diabético e na linha do cuidado ao pré-natal de alto risco, com assistência integrada de equipes multidisciplinares. “Hoje nós temos, em Fortaleza, 140 mil pessoas estratificadas como diabéticas e/ou hipertensas de alto e muito alto risco. Esses pacientes são direcionados a qualquer uma das policlínicas e agora com essa quarta teremos condição de atender toda a população”.

O equipamento oferece ainda Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) para pessoas que vivem com infecções sexualmente transmissíveis, AIDS e hepatites, além de um Centro de Especialidades Odontológicas. No local, haverá também uma Bebê Clínica Odontológica, que oferta acompanhamento odontológico para crianças de 0 a 3 anos, conscientizando os pais sobre a importância da saúde bucal infantil. A expectativa é que a cada mês sejam realizadas 10 mil consultas médicas e 3 mil exames.