Quatro linhas de ônibus serão retomadas na próxima segunda-feira, 31; Prefeitura nega exclusão de linhas

A assessoria da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que as linhas 016, 333, 387 e 833 estavam suspensas devido à pandemia

12:52 | Ago. 28, 2020

A Prefeitura de Fortaleza negou nesta sexta-feira, 28, a exclusão de sete linhas da frota de ônibus após informações circularem em redes sociais indicando a mudança. A assessoria da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que quatro das linhas mencionadas "na verdade estavam suspensas e voltam a circular" na próxima segunda-feira, 31. São elas: 016, 333, 387 e 833.

De acordo com a Etufor, outras linhas como 094, 226 e 363 estão temporariamente suspensas. Conforme Victor Macêdo, engenheiro de transportes da Prefeitura na Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), entre os motivos para essa suspensão estão uma resposta à mudança no padrão de deslocamento na Cidade causada pelo isolamento social durante o combate à pandemia da Covid-19.

"Alguns centros comerciais estiveram fechados e estão reabrindo, além de feiras e shoppings. Isso faz com que, a medida que a demanda muda na Cidade, a gente está ajustando nossa oferta de linhas", esclarece.

Ele reitera que a suspensão dessas linhas não resultou na desassistência no deslocamento da população. "Eram linhas partes de outras maiores, que eram expressas e foram unificadas com outras não expressas", exemplifica.

Outra razão para a suspensão, segundo o engenheiro, estaria na Pesquisa Origem-Destino 2019, estudo realizado pela Prefeitura para encontrar padrões de deslocamento de famílias fortalezenses e desenvolver ações voltadas ao sistema de transportes.

De acordo com Macêdo, a pesquisa evidenciou que o modelo de transporte da Capital mudou profundamente nos últimos 20 anos. Isso demandaria uma otimização no sistema de transporte público. "Antes da pandemia, começamos um processo de criação de linhas de tarifa reduzida, que circulavam dentro de bairros que tinham grande demanda interna como José Walter, Vila Velha", comenta sobre algumas das ações realizadas a partir da pesquisa.

Os estudos estão sendo atualizados por causa das mudanças provocadas pela pandemia, acrescenta Macêdo. O engenheiro da Prefeitura ressalta que as linhas de ônibus da Capital realizam cobertura de 90% do território atualmente. A Pesquisa Origem-Destino 2019 visitou domicílios de 23 mil pessoas.

Confira linhas que voltam a circular na próxima segunda-feira, 31, em Fortaleza:

016 - Cuca Barra/Papicu (4 veículos)
333 - Bom Jardim/Centro (4 veículos)
387 - Jardim Jatobá/Centro (5 veículos)
833 - Cidade 2000/Centro (6 veículos)

colaborou Leonardo Maia