Duas agências da Enel em Fortaleza são autuadas pelo Decon por aglomerações em filas

As unidades, localizadas no Centro e na Parangaba, estariam desobedecendo decreto de isolamento social

19:11 | Ago. 07, 2020

Agentes estiveram em unidades após denúncias (foto: mpce.mp.br)

A Enel Distribuição Ceará teve duas de suas agências em Fortaleza autuadas pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), nesta sexta-feira, 7. De acordo com informações da Procuradoria, as unidades, localizadas no Centro e na Parangaba, estavam desobedecendo decreto de isolamento social ao promoverem aglomerações nas filas.

Pedro Ian, diretor de fiscalização do Decon, afirmou que a inspeção ocorreu no local após denúncias de que unidades estariam desobedecendo protocolo de reabertura econômica do Estado. Ao chegarem nas agências, os fiscais encontraram pessoas aglomeradas em filas e sem manterem o distanciamento físico imposto por órgãos sanitários.

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Agora, a Enel tem o prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao Decon, correndo o risco de sofrer penalidades administrativas. O órgão pontuou que, apesar destes descumprimentos, foi conferido que unidades cumpriam outras medidas sanitárias e garantiu que novas fiscalizações devem ocorrer ao longo deste mês. 

Em nota encaminhada ao O POVO, a Enel afirmou que vai responder ao Decon dentro do prazo que foi estabelecido por órgão e garantiu que está cumprindo com todas as exigências estipuladas pelo Governo. Empresa ainda informou que está trabalhando com atendimentos agendados em algumas unidades e que solicitou o apoio da Prefeitura para auxiliar quanto ao distanciamento social dos clientes.

Confira nota na íntegra da Enel:

A Enel Distribuição Ceará informa que está cumprindo todas as exigências dos Decretos Federal, Estadual e Municipal, normas sanitárias e trabalhistas para reabertura dos serviços essenciais, com todos os protocolos de higiene e segurança, distanciamento entre os atendentes, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel e marcações para distanciamento dos clientes nas filas e dentro da loja.

Além disso, nas lojas de Fortaleza, nos bairros Centro, Messejana, Aldeota e Parangaba, o atendimento está sendo feito por meio de agendamento no site www.enel.com.br ou nas próprias lojas. O cliente pode escolher data, horário e endereço em que deseja atendimento.

A companhia informa que recebeu notificação do DECON hoje, 7, sobre o atendimento em duas unidades da companhia em Fortaleza e vai responder o órgão dentro do prazo estabelecido. A Enel acrescenta que já solicitou o apoio da Prefeitura de Fortaleza para auxiliar no cumprimento das medidas de distanciamento social no espaço fora da loja.

A companhia reforça que, para manter o distanciamento social, os clientes priorizem os canais digitais para atendimento. Os clientes podem entrar em contato com a Central de Atendimento, por meio do 0800 285 0196. Além disso, o cliente também pode falar com a empresa pelo WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena irá atender, ingressando serviços como Falta de Energia, Consulta de débitos, Envio de 2ª via da conta e respondendo às perguntas mais frequentes.