Coronavírus: Hemoce faz campanha para evitar falta de bolsas de sangue

O temor dos gestores da unidade de captação é de que a pandemia acabe afetando as doações de sangue e de plaqueta. O hemocentro ampliou os locais de atendimento e está agendando a captação para dar mais segurança aos doadores

15:45 | Mar. 18, 2020

O desconto da Uber valerá para a sede do Hemoce e para os postos de coleta no IJF e Praça das Flores (foto: BARBARA MOIRA)

O medo da pandemia do novo coronavírus tem afetado a captação de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Desde o último domingo, 15, quando foram confirmados três casos da doença no Estado, o número de doadores na unidade caiu cerca de 50%. Por conta disso, uma das ações da campanha para abastecer o Hemoce no período da Semana Santa deste ano vai contar com ações dos funcionários. Eles devem telefonar para os doadores cadastrados, fazendo o apelo. Com o tema Você também pode salvar vidas, o objetivo da campanha é garantir a regularidade das doações para manter o estoque.

“No período da Semana Santa, existe uma necessidade de transfusão de sangue maior que no Carnaval. Por isso, é tão fundamental que nós nos programemos”, aponta Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce. Para que haja segurança na doação de sangue e de plaquetas, a equipe do hemocentro tem realizado algumas ações de prevenção. Os doadores que já são cadastrados e autorizaram o contato serão convocados via telefone para ir doar, com hora marcada, em um dos quatro pontos de coleta de sangue.

Um dos pontos de captação de sangue teve o atendimento ampliado para o domingo. No shopping RioMar Fortaleza, a doação pode ser feita de segunda a sábado, das 12 horas às 20 horas; aos domingos, das 8 horas às 13 horas. Ações como distribuição de álcool em gel para todas as pessoas que entrem no hemocentro; limpeza, a cada hora, das maçanetas de portas e corrimãos; e o distanciamento entre as cadeiras da coleta, para evitar contato físico entre doadores, foram medidas tomadas em cada uma dos quatro pontos de captação de Fortaleza.

Para cada pessoa que entra em um dos pontos de captação do Centro, uma abordagem é realizada na recepção para verificar se os voluntários estão com algum sintoma associado a gripes ou resfriados. “E, caso apresentem algum sintoma, essas pessoas são orientadas a doar em outro momento”, informa a diretora. Josenília Alves Gomes, secretária executiva de Vigilância e Regulação, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ela conta que o foco da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, é o pulmão e que a maioria das mortes acontece por insuficiência respiratória ocasionada por um comprometimento pulmonar grave. “Não temos sangramentos nesses casos, mas entendemos que alguns pacientes possam evoluir e ter a necessidade de componentes sanguíneos. É importantes termos estoque”, informa.

Waldonys é o padrinho da campanha deste ano. O sanfoneiro, cantor e compositor não levou o instrumento que o acompanha em quase todos os momentos, a sanfona, porque acredita que não é um momento para se festejar. “Temos que exercitar a solidariedade. Para que a gente não sofra, é bom que a gente se antecipe. E quem estiver com saúde e não for do grupo de risco, vir ajudar com a doação”, convoca.

Diego Barros, 16, é um dos jovens que já doa sangue. O estudante do Colégio Militar do Ceará passou a se disponibilizar para a doação a partir de uma campanha da escola. “Vim com medo. Mas confesso que, apesar de eu achar que ia doer, era só coisa da minha cabeça. Cheguei lá e não doeu quase nada”, encoraja ele.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 70 anos incompletos, estar com boa saúde e não estar gripado. Jovens entre 16 e 17 anos também podem doar, mas precisam da autorização dos pais ou responsáveis legal. É importante estar alimentado, ou seja, não ir doar em jejum e estar repousado.

Locais para doar

Hemocentro Coordenador
Onde: avenida José Bastos, 3390 - Rodolfo Teófilo
Informações: 3101.2296

Horário de funcionamento:
7h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira
8h às 16 horas, aos sábados

.............................................

Posto de Coleta do Instituto José Frota
Onde: avenida Barão do Rio Branco, 1816 - Centro

Informações: 3101.5293

Horário de Funcionamento:
13h às 18h30min, de segunda à sexta-feira
13h às 17h30min, nos sábados, domingos e feriados
............................................

Posto de Coleta Praça das Flores
Onde: avenida Desembargador Moreira, sn - Aldeota

Horário de Funcionamento:
8h às 13 horas, de segunda à sexta, sábado de 8h às 12 horas (doação de sangue)
8h às 17 h, de segunda à sexta, sábado de 8h às 12 horas (cadastro de medula óssea)

............................................

Posto de Coleta Shopping Riomar Fortaleza
Onde: rua Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu
Piso E2, próximo ao Detran

Horário de Funcionamento:
10h às 20 horas, de segunda à sexta
10h às 16 horas, sábado
8h às 13 horas, domingo