Detentos de Itaitinga vão trabalhar na revitalização do Centro de Fortaleza

As atividades, autorizadas pelo poder Judiciário, serão, principalmente, pinturas e remoção de pichações

09:18 | Jan. 28, 2020

FORTALEZA, CE, BR, 16.12.19: Comercio no final do ano no Centro de Fortaleza, Praça do Ferreira. (Foto: Aurélio Alves/O Povo) (foto: AURELIO ALVES)

Presos das unidades penitenciárias do Estado em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza) vão trabalhar na revitalização do Centro da Capital, principalmente em pinturas e remoção de pichações. A parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) foi anunciada na tarde de segunda-feira, 27, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza.

Mauro Albuquerque, titular da SAP, explica que as atividades são autorizadas pelo Poder Judiciário a cada interno. Hoje, eles já trabalham reformando praças, muros de creches e as próprias unidades penitenciárias. “Muitos deles estão querendo receber capacitação e trabalhar. Estamos mostrando que o preso pode render muito mais, remindo pena, sendo que antes ele só dava despesa ao Estado. Uma das nossas propostas para a CDL é combater as pichações no Centro, que são demarcações de território”, explicou o secretário.

De acordo com o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, a parceria pode ser iniciada ainda em 2020. “Como há pichações, pode passar a sensação de que o Centro é perigoso. Isso afasta o consumidor. Mas em relação a roubos e furtos, tem melhorado bastante. Estamos monitorando os principais horários de ocorrências e locais mais vulneráveis para repassar à Polícia Militar, com a qual temos bom relacionamento”, pontua.

No encontro, Mauro também apresentou modelo de gestão das penitenciárias e resultados de 2019, como reformas nas unidades, processos de disciplina e atividades de capacitação e educação para ressocialização dos apenados.

“As ferramentas de gestão que ele (Mauro) utilizou são modelos importantes para os nossos negócios também”, completou Assis, destacando o movimento médio diário de 350 mil pessoas por dia, 64 mil trabalhadores e 7,8 mil empresas no Centro de Fortaleza.

Freitas Cordeiro, presidente da Federação das CDLs no Ceará (FCDL), elogia o trabalho da SAP e disse da possibilidade de replicação da parceria em outras cidades do Estado. “Ele trabalha com muita determinação e mostra conseguir objetivos. Isso demonstra que, nas empresas, também precisamos ter planejamento e determinação para alcançar resultados efetivos”, destaca.