20% do transporte de carga em Fortaleza são feitos de bicicleta

Dados preliminares da pesquisa origem/destino sobre Fortaleza apontam ainda que metade dos alunos da rede pública vai a pé para a escola

15:10 | Dez. 20, 2019

Mercadorias chegam em mercadinhos e distribuídas por entregadores de bicicleta (foto: Mauri Melo)

Vinte por cento de todo o transporte de carga feito na Capital têm a bicicleta como principal modal. Metade dos alunos da rede pública de ensino vai à escola a pé, enquanto entre os estudantes da rede particular essa marca não passa de 30%. Um terço dos deslocamentos em Fortaleza é feito a pé ou de bicicleta. Entre os passageiros de transporte público, 60% são mulheres. 

São alguns números já identificados na pesquisa de origem e destino sobre os deslocamentos feitos na Cidade, que está sendo executada pela Prefeitura. De acordo com o coordenador da pesquisa, o engenheiro Victor Macedo, a coleta de dados foi finalizada em outubro e passa por um processo de análise. No primeiro semestre de 2020, as informações apuradas deverão ser discutidas com a sociedade através de audiências públicas. Em junho, a Prefeitura deverá divulgar todos os dados consolidados.

Ele explica que na pesquisa sobre as cargas, que identificou grande participação de bicicletas no fluxo, as porcentagens variam a depender do bairro. “20% é uma média da Cidade inteira. Se fizer um recorte da região Oeste, por exemplo, aumenta. A dinâmica é muito assim: às vezes um caminhão chega com carregamento e abastece um mercadinho. Dali surgem várias bicicletas entregando pelos bairros”, detalhou.

Conforme o engenheiro, o dado sobre os deslocamentos a pé foi um dos mais significativos e que normalmente não são tão valorizados em pesquisas de origem e destino. “Um dos produtos do plano é a gente redesenhar a nossa rede de transporte público. A nossa rede tem muitas viagens negativas. A pesquisa vai dar o que chamamos de linha de desejo. E hoje, com o Bilhete Único (BU), a gente pode, por exemplo, fortalecer mini estações para integrações”, explicou Victor. 

As informações foram dadas durante entrega de novos carros compartilhados em Fortaleza, nesta sexta-feira, 20.