Morre Manuel Antonio de Andrade Furtado Neto, professor da UFC e ex-diretor do Labomar

O corpo está sendo velado em funerária na Aldeota, onde ocorrerá missa de corpo presente às 15h. O sepultamento está marcado para 16h deste domingo,15, no Cemitério Parque da Paz

11:10 | Dez. 15, 2019

Prof. Manuel Antonio de Andrade Furtado Neto foi pró-reitor de Assuntos Estudantis e diretor do LABOMAR (foto: Viktor Braga/UFC)

O professor Manuel Antonio de Andrade Furtado Neto, do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará (UFC), e ex-diretor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC, morreu na noite desse sábado, 14, em Fortaleza, aos 56 anos. O corpo está sendo velado em funerária na Aldeota, onde ocorrerá missa de corpo presente às 15h. O sepultamento está marcado para 16h deste domingo,15, no Cemitério Parque da Paz.

O Departamento de Engenharia de Pesca, o Labomar e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis declararam luto oficial de três dias pelo falecimento do professor e expressaram condolências à família.

Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto nasceu em 4 de outubro de 1963, graduou-se em Engenharia de Pesca na UFC e obteve o título de Ph.D. em Biologia pela Memorial University of Newfoundland (MUN), no Canadá. Como professor da UFC, atuou nos programas de pós-graduação em Engenharia de Pesca do CCA e de Ciências Marinhas Tropicais do Labomar.

Foi secretário adjunto da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará e possuía experiência nas áreas de políticas públicas para gestão de recursos pesqueiros e aquícolas; maricultura (cultivo de peixes marinhos); biologia e pesca sustentável de elasmobrânquios (tubarões e arraias); e genética populacional e sistemática molecular de camarões, lagostas, tilápias, dentre outros. Casado com Ana Caroline Mendonça Vasconcelos de Andrade Furtado, Manuel deixa quatro filhos.