Proprietário e funcionário de um terreno no bairro Coaçu são presos após provocarem incêndio no local

O caso aconteceu no bairro Coaçu, em Fortaleza. Conforme apurado no local, funcionários e crianças que estavam em uma creche próxima à propriedade tiveram que sair mais cedo devido à grande quantidade de fumaça proveniente do terreno

17:38 | Dez. 14, 2019

Duas pessoas foram autuados por crime ambiental após provocar incêndio em vegetação na Capital (foto: Divulgação/ 2° Ten. Criapim/ Corpo de Bombeiros)

Dois homens foram detidos, na última sexta-feira, 13, por terem provocado um incêndio em uma vegetação em terreno localizado no bairro Coaçu, em Fortaleza. Conforme apurado no local pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), funcionários e crianças que estavam em uma creche próxima à propriedade tiveram que sair mais cedo devido à grande quantidade de fumaça proveniente do terreno. 

Equipes do CBMCE e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram acionadas para o local da ocorrência que fica na Rua Santa Lúcia. Os profissionais se deslocaram para o endereço e localizaram as chamas. Enquanto os bombeiros tentavam apagar o fogo, um funcionário e o dono da propriedade davam explicações para os policiais militares sobre o motivo de terem provocado o incêndio na vegetação.

De acordo com os policiais, o fogo foi provocado para realização de limpeza do terreno, porém não havia permissão. Os dois homens foram conduzidos à unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foram autuados em flagrante no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, por causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a morte de animais ou a destruição significativa da flora.

Os investigados prestaram depoimento na delegacia e foram liberados após pagamento de fiança. Eles vão responder pela infração em liberdade. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o fato.