Projeto TEA(MAR) vai oferecer aulas de stand up paddle para autistas

A primeira aula acontece no próximo sábado, 23, na praia do Mucuripe, das 8h às 10h

18:00 | Nov. 20, 2019

As aulas terão início no sábado, 23 de novembro. As inscrições já estão encerradas. (foto: Projeto TEA(MAR) / Divulgação )

Durante onze meses, um grupo de 40 autistas, a partir dos quatro anos de idade, terá aulas quinzenais gratuitas de stand up paddle na praia do Mucuripe, em Fortaleza. As aulas serão acompanhados por instrutores e terão início no próximo sábado, 23. As inscrições já foram encerradas.

A iniciativa é do projeto TEA(MAR), que busca proporcionar bem estar, qualidade de vida e inclusão esportiva e social para pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. A ação é fruto de parceria entre a Associação Fortaleza Azul (Faz), que reúne autistas e seus familiares, com a Ceará SUP Club, especializada no ensino e prática do stand up paddle.

No decorrer do ano aconteceram aulas experimentais da modalidade e houve forte aceitação, segundo a diretora da FAZ, Renata Fernandes. Principalmente das crianças e adolescentes, que gostaram do esporte e se adaptaram com o fato de estarem no mar, em cima da prancha. Daí surgiu a ideia de pensar uma forma de permitir essa experiência para um número maior de pessoas.

Assim, após ter sido aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará, do Governo do Estado, em edital da Secretaria do Esporte e Juventude, e contando com apoio da ENEL Ceará, surgiu o projeto TEA(MAR).

Renata pontua também que as atividades físicas oferecem uma melhora comportamental. Segundo ela, esses momentos promovem a aceitação do barulho, da textura da areia e da água. A diretora lembra que muitos autistas não têm costume de ir à praia porque os momentos de diversão são limitados. “A socialização vai ser o maior ganho”, frisa.

A diretora da Faz acrescenta que a importância desse tipo de atividade é a inclusão da pessoa com TEA no esporte e na sociedade. “É a necessidade de mostrar que o autista tem condições de estar em qualquer lugar” afirma Renata.

Serviço

Projeto TEA(MAR)

Aulas quinzenais de stand up paddle para autistas (crianças, adolescentes e adultos)

Início das aulas: 23 de novembro (sábado)

Duração do projeto: onze meses (até setembro de 2020)

Onde: Sede da Ceará SUP Club (av. Beira Mar, 3958 – Mucuripe)

Inscrições encerradas