"Passaporte turístico" será guia para turistas em Fortaleza

Com onze destinos, o guia favorece a permanência de turistas na capital e tem validade até dezembro de 2020

17:54 | Nov. 20, 2019

Em formato de passaporte, o turista que carimbar os onze locais listados terá direito a brindes especiais e a certificado de visitação que poderá ser retirado na sede da Secretaria. (foto: Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) / Divulgação )

A Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) lançará, nesta quarta-feira, 20, em evento aberto ao público, o “Passaporte Fortaleza”, guia que traz dicas de destinos turísticos da Capital. Em formato de passaporte, o turista que carimbar os onze locais listados terá direito a brindes especiais e certificado de visitação que poderá ser retirado na sede da Secretaria.

Segundo a assessoria de comunicação da Setfor, a iniciativa pretende incentivar que o turista permaneça por mais tempo em Fortaleza e conheça outros pontos turísticos, além dos tradicionais pontos litorâneos, como a Praia de Iracema. Com validade até dezembro de 2020, os passaportes poderão ser obtidos gratuitamente nas Casas do Turista, localizadas em pontos estratégicos da Capital; na área de desembarque do Aeroporto Internacional Pinto Martins; e nos hotéis filiados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH).

Com versões em inglês e português, o guia funcionará da seguinte forma: em cada local listado no passaporte, o visitante poderá carimbá-lo ou solicitar um recibo que comprove sua ida ao local. Ao passar por todos os onze locais, o turista poderá retirar seu brinde e certificado na sede da Setfor, localizada no bairro Meireles. Ele deve ter em mãos um documento que comprove sua estadia na Cidade como turista.

Alexandre Pereira, secretário da pasta, afirma que apesar de simples, o material sugere um misto do turismo cultural, gastronômico e de compras da Cidade, permitindo que o visitante tenha outras experiências. Para Alexandre, o guia funciona mesmo se o turista não completar o roteiro. “O passaporte no formato de guia possibilita que o turista, independentemente do roteiro e do tempo de estadia, guarde uma lembrança da cidade”, afirma.

Os brindes serão variados e terão relação com o turismo fortalezense. Caso o visitante não consiga todas as validações em uma viagem, ele poderá retornar a Fortaleza em outra oportunidade e visitar os locais que faltaram. A ordem de visitação sugerida não é obrigatória, e pode ser feita de acordo com o interesse de cada turista.

Os onze pontos turísticos listados são:

Fortaleza Bus;

Praia do Futuro;

Mercado dos Peixes;

Feirinha da Beira-Mar;

Projeto Pôr do Sol Fortaleza;

Museu da Fotografia;

Catedral;

Forte de Nossa Senhora da Assunção;

Mercado Central;

Pirata Bar;

Estoril;

 SAIBA ONDE FUNCIONA AS CASAS DO TURISTA EM FORTALEZA

Aeroporto - avenida Senador Carlos Jereissati, 3000 - Serrinha

Mercado Central - avenida Alberto Nepomuceno, 199 - Centro

10ª Região Militar - avenida Alberto Nepomuceno, s/n - Centro

Estoril - Rua dos Tabajaras, 397 - Centro