Facções infiltram advogados e contadores no poder público e em instituições, diz secretário

O secretário fez o comentário em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, 25, na DCA

12:55 | Set. 25, 2019

André Costa esteve presente na manhã desta quarta-feira, 25, na DCA (foto: Walber Freitas/O POVO)

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, comentou em coletiva de imprensa na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), na manhã desta quarta-feira, 25, a prisão em flagrante de um advogado, que tentou entrar com bilhetes na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV).

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), Alaor Patrício Júnior estava com bilhetes contendo mensagens de integrantes de facções criminosas na cueca.

"É característico de organizações se infiltrar em instituições", diz André Costa sobre advogado preso com bilhetes na cueca: https://t.co/3DaqWbMrYo pic.twitter.com/khTule2tVg

— O POVO Online (@opovoonline) September 25, 2019

Segundo André Costa, não é o primeiro registro de casos como esses envolvendo advogados. "Eles não ficam incomunicáveis totalmente. Eles tem comunicação com os advogados, com os familiares, porém, é mais difícil a comunicação em relação ao ano passado. Então, isso mostra o endurecimento (do sistema penitenciário). E a população tem reconhecido", afirma.

Questionado sobre um possível investimento das facções criminosas em formar advogados, André adverte: "É característico de organizações se infiltrar no poder público, se infiltrar nas instituições, então, tem advogados, tem contadores, tem empresas para lavar dinheiro. Por isso, estamos investindo em tecnologia no Ceará para apoiar nossa inteligência. Já temos um Big Data para analisarmos uma infinidade de dados para ajudar nas investigações".

Os papéis que estavam com o advogado continham orientações de detentos sobre tráfico de drogas, aquisição de armas, retaliações a devedores do tráfico e fuga de presos. O advogado Alaor Patrício Júnior foi detido na tarde dessa terça-feira, 24, por integrar organização criminosa e por associação para fins de tráfico.

Após tentar entrar em presídio com bilhetes, advogado é preso no Ceará: https://t.co/Dy16oSRxKE pic.twitter.com/wgoBJlHaf1

— O POVO Online (@opovoonline) September 24, 2019