Quadrilha faz família refém; na fuga, criminoso ainda roubou carro com três crianças

Um dos integrantes do grupo está no IJF e outro foi conduzido ao 8º DP. Dois criminosos fugiram

11:07 | Jul. 22, 2019

8º Distrito Policial, no bairro José Walter (foto: Tatiana Fortes/O POVO)

Tentativa de assalto terminou com duas famílias reféns e dois criminosos baleados na manhã desta segunda-feira, 22, no bairro Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza.

De acordo com o relato de policiais militares que atenderam a ocorrência, a quadrilha de quatro homens invadiu um sítio e, na ação, usou moradores do local como reféns. Uma das vítimas conseguiu avisar a outros familiares, que acionaram a Polícia Militar (PMCE).

Com a chegada dos policiais, o criminosos reagiram e atiraram em direção aos agentes de segurança, que revidaram. Dois integrantes da quadrilha foram baleados. Um deles, identificado como Paulo Henrique Lopes da Costa, 25, com antecedentes por roubo e porte ilegal de arma de fogo, foi levado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), onde recebe atendimento médico. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38 

Crianças

O outro homem baleado ainda conseguiu fugir. Ele abordou um motorista pedindo socorro. Ao tentar ajudar, o condutor teve o carro roubado. Além do carro, o criminoso levou três crianças que estavam no veículo. Os meninos de 4, 6 e 8 anos só foram libertados oito quarteirões após o local do segundo crime. Apesar do susto, elas não foram feridas. As informações são do tio das crianças. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou que, no carro, além do proprietário, estava apenas duas crianças. 

O assaltante, identificado como José Matheus Mendonça Nascimento, 19, foi preso, socorrido em uma unidade de saúde e está detido no 8º Distrito Policial, no José Walter. Ele já possui passagens pela Polícia por extorsão e associação criminosa. O homem levou o carro até o bairro Pajuçara, em Maracanaú, onde foi localizado por meio do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), tecnologia de videomonitoramento.

A Polícia faz buscas dos outros dois integrantes da quadrilha na região do crime. Na ação, foram apreendidos dois revólveres calibre 38, dez munições do mesmo calibre, sendo quatro deflagradas, uma caixa de som, uma mochila contendo peças de roupas usadas, dois aparelhos celulares, um par de alianças e o veículo tomado de assalto.

Com informações de Ítalo Cosme - Especial para O POVO