Fiscalização apreende 117 kg de carnes na Bela Vista; frigorifico foi interditado

A empresa está sujeita a multa de até R$ 1, 5 milhão, além de medidas administrativas

08:05 | Jun. 28, 2019

No momento da fiscalização, o ambiente estava sujo, com fezes e sangue no chão, juntamente com os animais vivos. (foto: Divulgação/ Agência de Fiscalização de Fortaleza)>

Após denúncias de forte mau cheiro, um frigorífico na Av. Humberto Monte, bairro Bela Vista, foi interditado por desrespeito às normas sanitárias vigentes. A ação da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) aconteceu na última quarta-feira, 26, e resultou na apreensão de 100 kg de frango e de 17 kg de carneiro abatidos. O estabelecimento está também passível a multa.

Os fiscais da Agefis constataram a atividade de abate de aves em condições precárias de higiene e sem a autorização do Serviço de Inspeção Estadual/Federal. De acordo com a Agência, no momento da fiscalização, o ambiente estava sujo, com fezes e sangue no chão, juntamente com os animais vivos. Além disso, foram encontrados produtos de origem animal sem o selo de inspeção.

close

A empresa está sujeita a multa de até R$ 1, 5 milhão, além de medidas administrativas, de acordo com a gravidade da infração e reincidência. A penalidade será definida após parecer da Junta de Análise e Julgamento de Processos da Agefis.

Os fiscais da Vigilância Sanitária recomendaram ao responsável que providencie as medidas necessárias para o controle de pragas, além do reparo das câmaras de armazenamento dos produtos. O frigorífico deve ainda se adequar às boas práticas de higienização geral e regularizar os seus produtos para que possuam o selo de inspeção.

As irregularidades encontradas são infrações sanitárias, conforme a Lei Municipal nº 8.222/98, e desrespeitam as boas práticas definidas pela Resolução RDC nº 216/2004, da Anvisa, e pelo Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal.

Denúncias

Os cidadãos podem acionar a fiscalização municipal por meio de três canais de denúncia: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (Disponíveis Android e IOS), o site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e o telefone 156.