Passeio ciclístico reúne 200 pessoas e inicia semana de combate às drogas na Capital

Com o tema "#TamoJunto a favor da vida", passeio realizado ontem e atividades no decorrer da semana buscam conscientizar população

13:39 | Jun. 23, 2019

Ciclistas participam da abertura da VII Semana Municipal sobre Drogas(foto: Mauri Melo/O POVO)>

Passeio ciclístico realizado na manhã deste domingo, 23, com concentração no anfiteatro do Parque do Cocó, reuniu cerca de 200 ciclistas e deu início à VII Semana Municipal sobre Drogas. Com o tema “#TamoJunto a favor da vida”, a atividade foi o pontapé de um conjunto de ações que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção às drogas e da manutenção de hábitos saudáveis.

Ao longo da semana, oficinas com usuários em tratamento, atividades de atenção a cuidadores, torneio esportivo e estratégias de prevenção e redução de danos serão realizadas em diferentes pontos da Capital. As ações são promovidas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas).

Segundo Erasmo Lenz, coordenador adjunto da CPDrogas, o passeio ciclístico foi uma forma encontrada para falar do problema sem deixar de evidenciar a importância do esporte para uma vida saudável. “A gente quer chamar atenção para esse problema, mas, ao mesmo tempo, mostrar a valorização da vida por meio da prática esportiva”, explica.

A rede de atenção aos cidadãos que buscam tratamento contra as drogas na Capital está dividida entre os postos de saúde, unidades do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e o serviço de atendimento pessoal ou telefônico disponibilizado pelo Centro Integrado de Referência sobre Drogas (CIRD).

De acordo com Karine Manzo, coordenadora de acolhimento do CIRD, quem procura pelo atendimento pessoalmente passa por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. “A gente faz uma escuta qualificada e identifica qual é a necessidade desse usuário e vai encaminhá-lo para uma rede de atenção que seja compatível com a necessidade dele”, elucida.

Além do tratamento oferecido nas unidades do Caps AD, presentes em todas as regionais, Karine destaca que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fornece leitos de desintoxicação para adultos na Santa Casa de Misericórdia e para adolescentes na Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai).

A porta-voz do CIRD também ressalta a importância das cinco Unidades de Acolhimento (UA) para onde vão os usuários após encaminhamento realizado nos Caps AD. Segundo Karine, boa parte desse grupo habita as ruas e precisa sair desse ambiente para que o tratamento tenha efeito. “São residências próprias da Prefeitura, financiadas pelo Ministério da Saúde, onde eles podem ficar lá de seis a oito meses”.

Karine conta que o trabalho intersetorial tem feito a diferença para o resgate de pessoas usuárias de drogas. Parcerias com ações de reinserção social e articulações com projetos como o “Minha Casa, Minha Vida” têm favorecido os bons resultados. “Certos níveis de dependência são resultado de uma série de prejuízos. A pessoa que usufrui de uma articulação maior tem mais dificuldade para se manter dependente de substâncias químicas”.

Percurso

A concentração do passeio ciclístico ocorreu no Parque do Cocó. Os participantes pedalaram até a Praia de Iracema, de onde retornaram ao ponto de origem. No anfiteatro, um café da manhã foi servido aos participantes. Membros do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) também estiveram no local realizando avaliações de memória, estresse e orientações sobre rotina saudável.

Recomeço

O envolvimento de Rafael Ananias com as drogas começou ainda na adolescência, aos 15 anos. Os momentos de descontração com os amigos eram regados a álcool e, aos 19, passaram a ser vivenciados também com a cocaína. “Não era frequente, era aos fins de semana”, conta.

O empresário Rafael Ananias venceu as drogas com a ajuda da fé e do esporte (Foto: Nut Pereira/O POVO)

Em 2016, o empresário passou por um cirurgia bariátrica e, seis meses após o procedimento, voltou a beber. “Um dos grandes riscos do bariátrico é o maior envolvimento com álcool e outras drogas, porque ele pode trocar a compulsão do alimento pela compulsão da droga”, esclarece.

Segundo Rafael, a libertação do vício veio em junho do ano passado, quando ele passou a frequentar uma igreja da Capital. A vivência religiosa foi acompanhada pelo despertar dos benefícios decorrentes de práticas esportivas.

“De lá pra cá eu engatei no pedal, na natação, corro em trilhas também e faço academia. O esporte realmente salva”, avalia.

Confira a programação

24 de junho

7h às 11h - “Drogas e Mapas Afetivos: espaço de ressignificação”, na escola Rogério Froes

14h às 18h - “Cuidando do Cuidador”, no Caps AD da Regional II

25 de junho

8h às 12h - Fantoche e música sobre prevenção na escola municipal Gerardo Milton

8h às 12h - “Cuidando do Cuidador”, no Caps AD do Centro

14h às 18h - “Cuidando do Cuidador”, no Caps AD da Regional VI

26 de junho

8h às 12h - “Prevenção e Redução de Danos”, no contêiner “Corre pra Vida”, no Centro

14h - Exposição “”Redesenhando Histórias”, dos usuários do Caps AD, no Instituto Belchior (disponível para visitação até 28/06)

27 de junho

8h às 14h - Torneio InterCaps, no ginásio Paulo Sarasate

28 de junho

8h às 12h - “Cuidando do Cuidador”, no Caps AD da Regional V

15h às 17h - “Cuidando do Cuidador”, no Caps AD da Regional III

18h às 20h - “Prevenção e Redução de Danos”, na praça da Cidade 2000

29 de junho

8h às 17h - “Prevenção e Redução de Danos” nas escolinhas de surf do Titanzinho

Serviço - Onde buscar ajuda

Centro Integrado de Referência sobre Drogas (CIRD). Av. Rogaciano Leite, 1729, Patriolino Ribeiro / 0800-032-1472

Unidades do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD):

Caps AD Dr. Airton Monte - Regional I

Avenida Monsenhor Hélio Campos, s/n – Cristo Redentor

Caps AD Centro

Rua Dona Leopoldina, 08, Centro

Caps AD Regional II

Rua Julio Azevedo , 1176, Papicu

Caps AD - Regional III

Rua Frei Marcelino , 1191, Rodolfo Teófilo

Caps AD - Casa da Liberdade - Regional VI

Rua Salvador Correia de Sá, 1296, Sapiranga

Caps AD - Regional V

Rua Antônio Nery, Granja Portugal

Caps AD - Alto da Coruja - REGIONAL IV

Rua Betel , 1826, Itaperi