Canal do Conjunto Ceará transborda, invade casas e alaga ruas

Moradores relatam terem perdido armários, sofás, eletrodomésticos e outros objetos. Casas e ruas ficaram alagadas

16:10 | Abr. 28, 2019

Avenida C, do Conjunto Ceará, alagado após transbordamento do canal do bairro neste domingo (foto: Especial para O POVO via WhatsApp)>

O canal do Conjunto Ceará, em Fortaleza, transbordou na madrugada deste domingo, 28, causando alagamentos nas ruas e transtornos aos moradores do bairro de Fortaleza. Na Capital cearense, a Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 72 milímetros de chuva entre as 7 horas de ontem e a manhã deste domingo.

Moradores relatam terem sido surpreendidos com a água invadindo suas casas nesta manhã. O funcionário público Washington Luis acordou com água entrando na sua garagem por volta das 3h30min desta madrugada. “A rua parecia uma lagoa, não dava para ver divisão de meio-fio, a água cobria as rodas dos carros, as casas estavam todas alagadas e as pessoas desesperadas tentando salvar suas coisas”, lembra.

Ônibus preso em buraco na Avenida C, na madrugada de hoje, 28 (Foto: Especial para O POVO via WhatsApp)

Ônibus preso em buraco na Avenida C, por volta das 9 horas da manhã de hoje, 28. Água já estava atenuada nas ruas (Foto: Especial para O POVO via WhatsApp)

Um ônibus chegou a ficar preso num buraco na Avenida C, enquanto tentava fugir da água. O veículo foi retirado através de reboque por volta das 10 da manhã.

Com o incidente, moradores perderam sofás, armários, eletrodomésticos e outros objetos. Foi por volta das 5h30min que a água começou a baixar, de acordo com Washington, deixando lama e lixo nas ruas do bairro.

A Defesa Civil do Ceará informou, por meio de nota da assessoria de imprensa, que equipes da Defesa Civil estão em campo atendendo as ocorrências registradas no Conjunto Ceará e no Parque Genibaú. Além disso, afirmam estarem analisando a situação de famílias eventualmente afetadas.

O morador Washington presenciou um único auxílio de profissionais ao moradores. O Corpo de Bombeiros resgatou dois passageiros do ônibus que ficou preso na Avenida C. Ele diz que, agora, a situação está sob controle, e que limpar as ruas e danos nas casas foi atividade comunitária dos vizinhos.

“A Prefeitura ressalta que, para prevenir, evitar e minimizar riscos de alagamento e inundação, é feito um trabalho conjunto envolvendo Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Defesa Civil e as Secretarias Regionais, dentre outros órgãos e que segue com um cronograma de limpeza de recursos hídricos (canais, lagoas e açudes) em todos os bairros e Regionais da Cidade”, diz nota.