Fortaleza registra maior precipitação do Estado nas últimas 24 horas

As precipitações se concentraram na região do Litoral Norte, com cinco municípios com índices de pelo menos 20 milímetros

11:59 | Fev. 02, 2019

Por: Redação O POVO Online
Na pré-estação, as regiões mais favorecidas foram o litoral do Pecém e de Fortaleza. (Foto: Aurélio Alves/O POVO) (foto: Aurélio Alves/O POVO)

Choveu em 59 municípios do Ceará nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Fortaleza teve a maior precipitação do Estado, com 66.4 milímetros (mm), registrada no posto do Pici. Nessa sexta-feira, 1º, vários bairros registraram pontos de alagamento, o que causou trânsito mais lento e acarretou prejuízos a motoristas, que enfrentaram dificuldades para atravessar algumas vias.

No Ceará, a área que concentrou mais chuvas foi o Litoral Norte, com a segunda maior precipitação do Estado no município de Granja, de 50 mm. Também foi registrado índices de pelo menos 20 mm em outros cinco municípios da região: Uruoca (46 mm), Senador Sá (39 mm), Jijoca de Jericoacoara (33 mm), Massapê (23 mm) e Amontada (20 mm).

A Funceme prevê chances de 40% de chuvas em torno da média histórica, nos próximos três meses. Ainda considera que as regiões litorâneas devem ser mais beneficiadas em relação ao Sul do Estado.

Pré-estação

Com o fim de janeiro, termina a chamada pré-estação, que antecede a quadra chuvosa, entre os meses de fevereiro e maio. A quantidade de chuva nesse período superou a média histórica em 55,4%. Segundo o meteorologista Raul Fritz, isso aconteceu devido a proximidade de sistemas meteorológicos que atuam historicamente nesse período do ano.

As regiões mais favorecidas foram o litoral do Pecém e de Fortaleza, que ficaram 115,5% e 98,3% acima da média, respectivamente.

Previsão

Para este sábado, a previsão é de céu parcialmente nublado nos litorais de Fortaleza e do Pecém. Nas demais áreas, nebulosidade variável com eventos de chuva. Na capital, a temperatura deve variar entre 24ºC e 32ºC.

Redação O POVO Online