Professor da UFC acusado de assédio é suspenso, mas poderá voltar a lecionar em 2019

Decisão da UFC é registrada em portaria quase oito meses após denúncia. Docente voltará a dar aula em março de 2019

13:30 | Nov. 12, 2018

A Universidade Federal do Ceará (UFC) suspendeu o professor do Departamento de Física acusado de assediar uma estudante de 16 anos. Afastado do cargo desde março deste ano, o professor ficará suspenso pelo prazo de 90 dias a partir do próximo dia 3. Docente usou aluna para fazer demonstração de física durante a aula.

A suspensão foi publicada em portaria pelo Reitor da Universidade, Henry de Holanda Campos. A pena disciplinar ocorrerá até 2 de março de 2019, quando o professor retornará ao ambiente de aula. A portaria foi publicada no último dia 24 de outubro.

[SAIBAMAIS]A portaria explica que o professor lotado no Departamento de Física infringiu o Art. 116 da Lei 8112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União e das fundações públicas federais. De acordo com a lei, o professor não manteve "conduta compatível com a moralidade administrativa".

A decisão ainda não chegou no Ministério Público Federal (MPF), onde, conforme assessoria de imprensa, o processo ainda tramita em fase de inquérito e aguarda a sindicância da UFC. O caso continua sob responsabilidade da procuradora Nilce Cunha Rodrigues.

O episódio 
 
A jovem de 16 anos assistia aula no Campus do Pici quando teria sido assediada pelo professor. Conforme relatos, o professor chamou a aluna para fazer demonstração prática sobre força durante a aula. Ele teria pedido que a jovem ficasse de costas, empurrando-a com força três vezes seguidas.

Após o terceiro ato, teria proferido comentários de cunho sexual como "ela gosta" e "porrada por trás sempre é gostoso". Em seguida, teria agarrado a vítima pelas costas, levantando-a. A família abriu a denúncia após os relatos da jovem.
 
Denúncias

O mesmo docente já havia sido denunciado à UFC em 2013, também por uma aluna do curso de Agronomia. Conforme a estudante denunciou à Ouvidoria da UFC, o professor tinha "comportamento totalmente inadequado, demonstrando ser um autoritário, arbitrário, debochando dos alunos ou adotando brincadeiras impróprias para sala de aula, tomando sempre exemplos imorais (tais como banheira de motel)".