Irmão de traficante transferido para presídio federal é morto e abre crise em facção

A morte de Robério teria causado uma crise no Comando Vermelho. Ele é irmão de Vô, traficante e líder da organização criminosa

21:20 | Nov. 12, 2018

NULL (foto: )

[FOTO1]Robério Santos Meneses foi morto na tarde desta segunda-feira, 12, na rua Três Corações, bairro Granja Lisboa, em Fortaleza. Ele é irmão de Adriano Soares Menezes, conhecido como Vô, transferido em 2015 para o presídio federal de Catanduvas, no Paraná. Vô é apontado como um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV). 

  

Adriano é apontado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) como integrante da organização criminosa. Ele possui pelo menos 19 processos na Justiça. O irmão de Robério era investigado por participação em esquema de fabricação de armas, em 2014. Na época foi investigado e preso pelo delegado Márcio Gutierrez. 

 

Já Robério, vítima do crime desta segunda, foi preso em 2010, suspeito do homicídio contra um turista, no Cumbuco. Na ocasião, foi detido com outros homens, que seriam responsáveis pela ação contra o turista.

 

Nos processos de Robério no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, ele aparece junto de Antônio Lucivando Nunes da Silva, conhecido como Vandin, que, em 2012, era investigado pelo delegado Pedro Viana, da Delegacia de Narcóticos. Vandin – ou Lu, como era chamado na época – foi apontado como um dos chefes do tráfico da comunidade Pôr do Sol e preso com aproximadamente 200 quilos de pasta base de cocaína. Na soltura dele, houve festa de comemoração no Cumbuco junto de outros traficantes que haviam recebido habeas corpus. 

 

Crime da Granja Lisboa 

Imagens de câmera de segurança mostram o momento que homem em uma motocicleta efetua disparos contra Robério. Ele foi socorrido a unidade de saúde no Conjunto Ceará, mas não resistiu aos ferimentos.

 

Nesta segunda-feira, 12, no Grande Bom Jardim, havia presença da Polícia Militar em vários pontos, na tentativa de prevenir possível represália contra a morte de Robério. A morte de Robério, que teria causado racha na facção criminosa Comando Vermelho (CV).