Número de atropelamentos reduz em 63% na Leste-Oeste, diz AMC

Diminuição ocorreu cinco meses após velocidade máxima na via ter sido readequada para 50km/h

23:11 | Jul. 04, 2018

NULL (foto: )
[FOTO1] 
 
Cinco meses após a Prefeitura de Fortaleza ter implantado a readequação da velocidade na avenida Leste-Oeste, o número de atropelamentos reduziu em 63%. O estudo realizado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) demonstra ainda uma diminuição de 54% no quantitativo de acidentes com vítima.

De acordo com o levantamento coletado entre os dias 5 de fevereiro e 30 de junho de 2017 e no mesmo período de 2018, 11 pessoas foram atropeladas no ano passado e quatro este ano, considerando o mesmo período. 

“Essa diminuição é reflexo da política de segurança viária adotada em Fortaleza que vem atuando nas vias com maior registro de acidentalidade. A Leste-Oeste era considerada perigosa pela estimativa de óbitos envolvendo, principalmente, pedestres. Devido ao conjunto de intervenções que recebeu, contemplando um novo limite de velocidade, semáforos, revitalização da sinalização e ciclofaixa, hoje permite um deslocamento mais seguro aos transeuntes”, esclarece o superintende do órgão, Arcelino Lima.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a redução da velocidade de 60 para 50km/h na avenida aumenta em dez vezes a chance da pessoa atropelada de sobreviver. 

No que se refere à redução de acidentes com vítima, em 2017 foram registrados 52 colisões deste tipo. Neste ano, o número caiu para 24 acidentes com vítima. 

Intervenções

Com 106 mortes nos últimos 10 anos, av. Leste-Oeste recebeu mudanças para evitar acidentes dentre as quais se destaca a instalação de seis novos semáforos entre as avenidas Pasteur e Radialista José Lima Verde, faixas de retenção para motocicletas, ciclofaixa e revitalização da sinalização. Nas ruas perpendiculares, foram implantados binários com fechamento de retorno e conversões, além de sinais sonoros.
 
Redação O POVO Online