Inaugurada nova sede do BPRaio no bairro São Gerardo; "melhor batalhão do Brasil", diz Camilo

Outra sede será inaugurada ainda na noite desta quarta-feira, em Barbalha, no Cariri. Com estes novos batalhões, o efetivo do Raio ultrapassará os 2.200 policiais

14:35 | Jul. 04, 2018

NULL (foto: )
[FOTO1]
Com a promessa de incrementar o trabalho do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), foi inaugurada nesta quarta-feira, 4, nova sede do batalhão no bairro São Gerardo, em Fortaleza. De acordo com o governador Camilo Santana (PT), este novo centro é o "maior e melhor do Brasil". 
 
Estavam presentes ainda o secretário da Segurança André Costa e o comandante do BPRaio Márcio de Oliveira, além de representantes da Assembleia Legislativa e da cúpula de Segurança Pública do Estado.

A inauguração aconteceu na manhã desta quarta-feira, 4. Com essa nova implantação e a do Raio de Barbalha, no Cariri, que será entregue ainda nesta noite, o efetivo aumentará. "Vamos ultrapassar os 2.200 policiais só do Batalhão do Raio. Foram novas motos, com mais cilindradas, fardamento, coletes, armas e novas munições para estruturar esse trabalho que é altamente preparado.", afirma Camilo.

De acordo com o comandante do BPRaio, coronel Márcio de Oliveira, este momento é "muito importante o Raio". "Desde 2012 estamos tentando implantar o Raio neste prédio. Esta unidade policial militar entregue hoje será a mais moderna e mais funcional do nosso País. Uma academia moderna, uma administração moderna para nosso policiais desenvolverem melhor suas atividades", afirma.

Outro ponto frisado pelo comandante é a busca da corporação por um aumento de ocorrências positivas. "Só neste ano já foram apreendidas mais de 1.100 armas de fogo pelos nosso policiais do Raio. Nosso objetivo é contribuir para o aumento da sensação real de segurança da população", pontuou.

O secretário da Segurança André Costa falou sobre a estratégio de otimização do policiamento e destacou a atuação rápida dos agentes do Raio. "Tem feito toda diferença para população o efetivo do Raio. Estamos mostrando que a Polícia chegou e não sai mais. Os índices de violência vêm diminuindo com a chegada rápida dos policiais em motocicletas", pontuou.

Ainda sobre índices de violência, o mês de junho de 2018 foi o terceiro consecutivo a apresentar redução Crimes Violentos e Letais Intencionais (CVLI). O governador Camilo Santana destacou este dado no evento de hoje. O número de homicídios foi 29,54% menor que no mesmo período do ano passado.

Outras inaugurações
 
Seguindo a agenda de inaugurações antecedente o período das eleições, Camilo Santana anunciou o lançamento da pedra fundamental do Laboratório Integrado de Segurança Pública (LISP), que contará com a presença do ministro da Segurança Pública Raul Jungmann. 

Nova base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Cioapaer) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) vai ser lançada nesta sexta-feira, 6, em Quixadá. Em Quixeramobim, município próximo, aconteceu a mais recente chacina do Ceará, onde quatro pessoas, incluindo uma adolescente, foram executados na semana passada.

O governador ainda destacou a criação de uma nova "grande base" do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da PMCE a ser instalada na Praia do Futuro.