Restaurante tradicional da Barra, Albertu's tem tombamento aprovado e não pode ser demolido

A decisão da Secultfor impede a destruição do local. Decisão judicial do ano passado pretendia demolir o tradicional estabelecimento às margens do Rio Ceará

13:02 | Jun. 15, 2018

NULL (foto: )

[FOTO1]

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) decidiu pelo tombamento provisório do restaurante Albertu’s, localizado à beira do Rio Ceará há 54 anos. O pedido foi feito pelo dono do local, Francisco Alberto Lopes de Souza e pelo artista Bernardo Neto. Após um ano do processo, Alberto comemora a decisão. “Agora fico protegido”, diz.


[SAIBAMAIS] Em 2017, uma decisão judicial pedia pela demolição do restaurante. Irregularidades em construções, falta de pagamento de taxas e possíveis danos ambientais faziam parte da justificativa do pedido. O estabelecimento se encontra próximo ao Rio Ceará, em uma Área de Proteção Permanente (APP).

No documento de notificação de tombamento, a Secultfor afirma que devido à importância histórica, cultural e social do restaurante, o processo havia sido aberto. A partir do momento, qualquer alteração na estrutura do estabelecimento deve passar pela secretaria. Fica proibido qualquer demolição ou destruição do local. Até o momento, a decisão é provisória, faltando somente a inscrição do imóvel no Livro dos Tombos.

Francisco Alberto conta que recebeu a notícia com muita alegria, pois a angústia que sentia com a possível demolição agora acabou. “É a vida da gente dedicada à Barra do Ceará”, fala o dono do empreendimento que virou tradição do bairro. O desafio agora, segundo ele, é driblar a crise financeira e conseguir manter o local. Ele aguarda os trâmites para receber o tombamento definitivo.