Após três dias de resgate, obra de Sérvulo é retirada do mar

15:40 | Mar. 07, 2018

NULL (foto: )

[FOTO2]

A obra La Femme Bateau, do artista plástico cearense Sérvulo Esmeraldo, foi resgatada no início da tarde desta quarta-feira, 6. Encontrada segunda-feira, 5, por um dos guarda-vidas municipais da Prefeitura de Fortaleza, a escultura estava presa a uma das vigas na Ponte dos Ingleses — lugar onde a obra fica instalada. O resgate envolveu mergulhadores do Corpo de Bombeiros.
[SAIBAMAIS]A força do mar dificultou o trabalho. Foram necessários o trabalho de oito mergulhadores, equipamentos de tração e cabos de aço para tirar a escultura debaixo da viga. Para subí-la precisou-se de dois Levantadores de pesos submersos (LPS), que são bolsas infláveis, com capacidade para levantar 250 kg cada.

 

Segundo o tenente-coronel Holdayne do Nascimento Pereira, comandante do núcleo de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros, a força do mar somada à difícil visibilidade e localização foram os fatores determinantes para a demora do resgate.   

 

A obra foi transportada em um caminhão para a Metalúrgica Santa Luzia, comandada por Ari Josino. Ele é responsável pelas esculturas de Sérvulo Esmeraldo. De acordo Ari, o processo de restauração deve durar cerca de um mês.  

 

Pertecimento  urbano

"La Femme Bateau é uma das obras mais representativas da arte pública da Cidade”. Pontua Evaldo Lima, secretário Municipal da Cultura de Fortaleza. A escultura está na Ponte dos Ingleses desde 1994 e já enfrentou outros dois "naufrágios". Assista ao vídeo:

[VIDEO1]

 

Redação O POVO Online com informações do repórter Daniel Duarte