Cirurgião de Camilla Uckers diz que em momento algum houve falha em implante de silicone

Ao O POVO Online, Danilo Dias garante que a paciente foi orientada como sentar, deitar de costas e levantar

18:55 | Jan. 17, 2018

NULL (foto: )

[FOTO1]
O cirurgião plástico Danilo Dias falou ao O POVO Online sobre a cirurgia de implante de silicone feita nos glúteos pela youtuber e humorista cearense Camilla Uckers, que teve complicações após uma infecção generalizada.

[QUOTE1] A cirurgia ocorreu em 12 de dezembro passado, e a retirada da prótese, por complicações, aconteceu no último dia 6. Em um intervalo de tempo curto, Camilla passou por três procedimentos: rinoplastia, lipoaspiração e implante de silicone nos glúteos. Em exames realizados após a retirada da prótese do bumbum foi constatado que a youtuber está com o nervo ciático inflamado.

O POVO Online enviou as perguntas por e-mail para a assessoria do médico, que respondeu abaixo:

O POVO Online: Na sua avaliação, a cirurgia se deu como era prevista? Houve algum tipo de dificuldade? Algo que teria sido previsto como negativo?

Resposta: Em momento algum houve falha na cirurgia. A colocação das próteses glúteas seguiu técnica consagrada na literatura médica. A equipe é formada por profissionais experientes e qualificados e foram tomados todos os cuidados pré e pós-operatórios, incluindo o Termo de Compromisso assinado pela paciente. Infecções são causadas por bactérias, e não devido à técnicas cirúrgicas, e podem ocorrer 20 dias depois da cirurgia como decorrência de vários fatores externos.

[SAIBAMAIS] 

OP Online: Camilla afirma que não houve um cuidado em relação ao pós-operatório. Ela conta que foi orientada a dormir com as nádegas para baixo. Isso procede?

R: Após passar pelo implante da prótese, a paciente é orientada sobre como sentar, deitar de costas e levantar – existem maneiras de fazer esses movimentos de forma a não comprometer o resultado da cirurgia. A paciente teve acompanhamento de uma enfermeira da equipe da clínica durante toda a sua internação e recebeu cuidados de fisioterapia e drenagem linfática também após ter sido liberada para ir para casa. Também recebeu todas as orientações por escrito.

OP Online: O problema no nervo ciático foi detectado após a cirurgia ou antes?

R: A paciente não mencionou essa informação na parte da consulta na qual perguntamos pelo histórico médico pregresso.

OP Online: É normal se submeter a vários procedimentos cirúrgicos no mesmo dia ou no intervalo de tempo muito curto?

R: Temos uma equipe muito bem formada, sincronizada e preparada. O tempo cirúrgico é mais importante do que o número de cirurgias realizadas. Uma cirurgia de transplante capilar representa somente um procedimento, mas que tem duração de cerca de 9 horas. Já a cirurgia na paciente demorou de duas horas e meia a três horas.

OP Online: A paciente alega que a cirurgia foi resultado de uma permuta, isso procede?

R: A cirurgia da paciente foi realizada de forma correta. Por uma questão de sigilo entre médico e paciente, não podemos comentar valores de procedimentos, mas não foi realizada permuta.

OP Online: Camilla afirmou que o caso vai ser resolvido em juízo. Na sua avaliação é cabível um processo judicial neste momento?

R: Buscar a via judicial é um direito de todo cidadão. No momento estamos também avaliando a tomada de medidas judiciais cabíveis.

OP Online: Na ida da paciente ao Rio de Janeiro, ela alega que teve uma autorização médica. Ela realmente tinha a liberação?

R: A declaração dada pelo Dr. Danilo é um documento solicitado pela companhia aérea e diz respeito somente às condições clínicas da paciente para o transcurso, em segurança, de uma viagem de aérea ou terrestre. Na recomendação ainda foram destacados os cuidados especiais que se deveriam ter com a paciente. Esse documento não significa alta médica.

OP Online: Nas redes sociais, vários internautas postaram processos em que você seria alvo de acusações por erros médicos, isso procede?

R: O Dr. Danilo Dias atua há mais de dez anos como cirurgião plástico, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e jamais foi condenado em nenhum processo.