Governo realiza aula inaugural de curso de capacitação para 1.400 PMs

Policiais fazem parte da segunda turma de 4.200 pessoas aprovadas no concurso de 2016. Aula inaugural contou com a presença do governador Camilo Santana e do secretário da Segurança, André Costa

17:04 | Jul. 21, 2017

Mil e quatrocentos policiais militares estão enfileirados no Centro de Eventos do Ceará (foto: )
[FOTO1] 
Sentados em fila no Salão Almofala do Centro de Eventos do Ceará, 1.400 aprovados no concurso da Polícia Militar assistiram à aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças da Polícia Militar, nesta manhã. Os presentes ouviram a palestra ministrada pelo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, e as palavras de motivação do governador do Estado, Camilo Santana. A expectativa é que, em cinco meses, os novos policiais já atuem nas ruas do Ceará. Ao todo, foram aprovados no concurso 4.200 pessoas. 
 
“Quando eu fiz o concurso para preencher as 4.200 vagas seria até o fim do governo, mas eu decidi antecipar. A primeira turma já vai estar formada em agosto e eu já devo chamar a terceira turma”, afirmou o governador em coletiva após a aula inaugural. Camilo garantiu verba para a compra de uma arma para cada um dos aprovados, “para não haver a possibilidade de dois PMs dividirem o mesmo armamento”. As classes da segunda turma começaram nesta sexta-feira, 21, e o curso é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), com duração de cinco meses.
 
O secretário André Costa garantiu que os novos PMs devem receber a capacitação necessária para a atuação nas ruas de todo o Ceará. “Temos uma grande missão. Vamos encontrar pessoas no pior momento da vida delas. E temos que saber como agir, para fazer a diferença na existência dessas pessoas”, palestrou Costa, seguido de aplausos pelo público.
 
O curso de formação profissional é a terceira etapa da seleção. Inclui avaliação de capacidade física, investigação social e outras provas de caráter eliminatório. O treinamento tem uma carga-horária de 1.020 horas/aulas e, neste período, os alunos participam de aulas teóricas e práticas de diversas áreas como: sociedade, ética e cidadania; tiro policial defensivo; direitos humanos; polícia comunitária; gestão de conflitos e eventos críticos. 
 
Além disso, recebem treinamento em defesa pessoal; técnica policial militar; atendimento em emergências médicas e direção veicular aplicada à atividade policial militar, entre outros conhecimentos que preparam o novo soldado para o policiamento ostensivo e preventivo das ruas.
 
Mulheres e filhos dos aprovados também estavam na aula inaugural. Leidiana de Carvalho, 31, não hesitou em levar a filha Isabela Sofia, de apenas um mês, para a aula inaugural do pai, David Santiago Holanda. “Aqui é o sonho dele e ele conseguiu. Estamos muito felizes”, finaliza a mulher.
 
Cidadão
[FOTO2]
Anderson Goiano, 23, radiologista
Realização de um sonho
Formado em Radiologia, Anderson diz que é um sonho realizado ser convocado para fazer parte da Polícia Militar. Ele mora na Jacarecanga e espera poder ficar em Fortaleza. “Vou me dedicar ao máximo no curso. Eu tenho a missão de ser policial”, aponta.
 
Redação O POVO Online