Cancelada visitação do navio-escola norueguês Solandert

O barco de 91 anos é considerado o veleiro mais antigo do mundo em operação

14:07 | Fev. 19, 2017

NULL (foto: )

[FOTO1]

Os fortalezenses ainda não poderão conhecer de perto a história do veleiro mais antigo do mundo em operação, o navio-escola norueguês Solandert, que atracou em Fortaleza neste sábado, 18, no Porto do Mucuripe. As visitações que seriam realizadas neste domingo, 19, foram canceladas.

"O Navio Escola Sorlandet é uma raridade única de 91 anos de existência e assim sua estrutura é frágil e limitada. A atracação do barco sob a variação acentuada de nossa maré estava apresentando alguns riscos à integridade física deste patrimônio histórico, o qual o Capitão optou por evitar", disse ao O POVO Online o cônsul honorário da Noruega em Fortaleza, Marcos de Castro.

O cônsul explica que o barco permanece ancorado a uma distância segura, no aguardo de uma mudança nas condições adversas da maré. Ele lamenta o ocorrido.

[SAIBAMAIS]

"Estamos tristes com a impossibilidade circunstancial de nossa sociedade poder desfrutar desta preciosidade, contudo temos a certeza que estamos inaugurando um grande momento nas relações sociais, culturais, educacionais e principalmente comerciais entre a Noruega e o Ceará e, com certeza, estaremos criando e promovendo novos eventos interessantes e importantes na promoção desta integração tão benéfica para ambas as partes", finalizou o cônsul.

Redação O POVO Online