Sem alimentação, presos promovem rebelião no Complexo da Polícia Especializada

Familiares dos internos relataram que foram impedidos de entregar alimentos, água e artigos de higiene nas delegacias da Capital

12:40 | Set. 11, 2016

Presos em celas lotadas e lixo espalhado pelo corredor da unidade prisional (foto: )
[FOTO1]Internos do Complexo da Polícia Especializada (Cope) promoveram rebelião na manhã deste domingo, 11, após mais de 10 horas sem receber alimentação e protestaram por transferência para presídio. Do lado de fora, familiares dos presos também manifestam contra a falta de atendimento no Cope. A ação é consequência do Movimento Polícia Legal, deflagrado pela Polícia Civil, sem conseguir negociação com o Governo do Estado do Ceará.
 
Conforme o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol-CE), o movimento da categoria segue a legalidade. No cronograma de atividades da primeira semana da operação, consta que a categoria deve receber apenas alimentos entregues pelo Estado aos presos nas delegacias de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF). Visitas aos distritos policiais (DP), incluindo unidades plantonistas também estão programadas. A categoria deve se reunir novamente na manhã nesta segunda-feira, 12, na sede do Sinpol, no Centro, para definir a continuidade do calendário.
 
[QUOTE1]O POVO Online teve acesso a um vídeo, enviado pela ferramenta WhatsApp O POVO, em que um policial diz que "não vai trabalhar na ilegalidade". Enquanto o oficial fala, é possível escutar gritos dos internos. Uma das poucas coisas que se entende dos presos é que eles estavam sem comer "há mais de 10 horas". 
 
Assista ao vídeo:  
[VIDEO1] 
Na última sexta-feira, 9, os familiares dos internos protestaram em frente ao Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (NUAPP) da Defensoria Pública do Ceará, após serem impedidos de realizar entrega de alimentos, água e material de higiene nas delegacias. Os manifestantes usaram sacos plásticos pendurados com comida e água simbolizando a falta de mantimentos nos DPs. 
 
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirma que os detidos em delegacias são transferidos para o sistema penitenciário na medida em que as vagas surgem. "Entendimentos entre a SSPDS, Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e o Tribunal de Justiça, através da Vara de Execuções Penais, já reduziram em 50% o excedente nas delegacias nos últimos 15 dias", diz o texto.
 
Mesmo após o Sinpol-CE admitir que não houve entrega do café da manhã deste domingo, o órgão sustenta que as alimentações diárias nas delegacias continuam sendo fornecidas normalmente. "A SSPDS informa ainda que o Governo do Estado mantém diálogo permanente com a categoria dos policiais civis e que analisa as demandas da classe", conclui.