Guarda Municipal impede ocupação na Praça dos Leões, denunciam frequentadores
Relatos apontam constrangimentos por parte de guardas municipais a quem compareceu no espaço
21:40 | Set. 18, 2016
Estava programado para a virada de sábado, 17, para domingo, 18, um evento de ocupação da Praça dos Leões, no Centro. Era uma forma de protestar contra a dispersão forçada feita pela Guarda Municipal de uma festa no mesmo local, na madrugada de sábado, 17. No entanto, a ocupação acabou não ocorrendo. Frequantadores do local afirmaram que a Guarda Municipal impediu o ato.
O bar Lions, localizado em frente à praça, não abriu e também não houve serviço de som no local. Relatos de pessoas que foram à praça apontam que guardas municipais impediram a permanência de um grupo de pessoas com aparelhos de som.
Marcada por meio do Facebook, cerca de 600 pessoas haviam garantido presença na ocupação, ao passo que mais de 800 manifestaram interesse, segundo dados da página “OcupaLIONS”. Segundo o garçom Felipe Oliveira, que também compareceu ao evento, os guardas municipais impediram um grupo de pessoas de sentar na mureta da praça. Os agentes também teriam intimidado quem ficava nos arredores da praça.
Conforme uma frequentadora, que não quis ser identificada, cerca de 100 pessoas passaram pela praça enquanto ela permaneceu no local, das 21 horas até, aproximadamente, 2 horas da madrugada. No entanto, sem festividades, não houve corpo à ocupação, afirma.
Ainda segundo a fonte, duas viaturas da Guarda Municipal patrulhavam a Praça dos Leões, tendo recebido posteriormente o reforço de outras duas. A assessoria de Imprensa da Guarda Municipal afirmou que não iria se pronunciar sobre o ocorrido na noite de sábado.