Ciclofaixa da Domingos Olímpio é entregue nesta terça-feira

O equipamento estava previsto para ser entregue em abril e depois em junho. A obra inciou em julho, após reajuste nos estudos, e será entregue nesta terça-feira, 6

19:28 | Set. 05, 2016

NULL (foto: )

Após seguidos reajustes nos prazos de início da implantação, a ciclofaixa da avenida Domingos Olímpio vai ser entregue pela Prefeitura de Fortaleza nesta terça-feira, 6. O equipamento, que tem 2,5 km e liga a ciclovia da avenida Antônio Bezerra com as ciclofaixas da avenida Antônio Sales e da rua João Brígido, foi intensamente demandada pelos movimentos de ciclistas da Cidade.

O projeto, pensado como rede cicloviária mista, com ciclofaixa e ciclovia, começou, concretamente, a ser implantado em julho, quando adaptações em trechos em que a via é mais estreita tiveram de ser realizados.

Compõem o equipamento uma ciclofaixa unidirecional em cada lado do canteiro central; uma ciclovia no canteiro central em um trecho de 180 metros, compreendido entre a Avenida da Universidade e a rua Senador Pompeu; e uma ciclovia bidirecional nos pontos entre a avenida Aguanambi e a rua Visconde do Rio Branco.

A Domingos Olímpio permanece com três faixas de tráfego por sentido, com larguras redimensionadas, conforme a Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), atendendo o estabelecido pelos manuais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

No ponto em que há a ciclovia no canteiro central, esse foi alargado para receber a infraestrutura e está protegido por gradis para a segurança dos ciclistas.

[FOTO2] 

Conforme levantamento feito no último agosto pelo Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt) com apoio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), somente no período de pico da manhã, de 6h às 8h30, circulam pela via, em média, 515 ciclistas. Já no período de pico da tarde, de 16h30 às 19h, passam pela via 623 ciclistas.

Rede

Conforme a SCSP, os 2,5 km do equipamento na Domingos Olímpio completam 172,8 km de rede cicloviária em Fortaleza. A pasta projeta completar até o fim do ano 216 km de rede. "Estão programadas mais ciclofaixas nas avenidas Monsenhor Carneiro da Cunha e Engenheiro Leal Lima Verde, além de novas infraestruturas cicloviárias nos bairros José Walter e Parangaba. Atualmente, seguem em andamento a implantação de infraestruturas cicloviárias também em outras áreas da cidade, como na nova avenida José Jatahy e nos bairros Jóquei Clube e Messejana", afirma a SCSP.

Redação O POVO Online