Bolsistas do ProUni relatam demora em entrega de carteiras estudantis

Na Capital, foram solicitadas 2.292 carteiras estudantis de bolsistas do ProUni. Dessas, 1.439 foram entregues na sede da Une nesta manhã

14:05 | Jun. 03, 2016

As carteiras estudantis de 2016 estão sendo entregues em Fortaleza há semanas, mas bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) relatam demora na entrega dos documentos. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que as carteirinhas serão entregues às entidades estudantis até o dia 15 de junho, e a expectativa é que os documentos sejam distribuídos antes do vencimento da carteira de 2015.

"No site da Etufor diz que a carteirinha foi confeccionada, mas está em análise. Eu fico utilizando a antiga, mas tenho medo da nova não chegar a tempo", afirma Ana Paula Borges, 21 anos, bolsista de Jornalismo na Fanor.

Evandilson Costa, 22 anos, bolsista na Estácio Fic, também aguarda a chegada do novo documento. "Fiz a solicitação desde o dia 18 de março, mas estão dizendo que os bolsistas vão receber por último. Quem não é do ProUni já recebeu. Eu perdi a antiga, então ainda estou pagando inteira", lamenta.

A chefe da Divisão de Carteiras de Estudantes da Etufor, Ivanderly Carvalho, explica que todas as carteiras estudantis serão repassadas às entidades estudantis até o dia 15 de junho. Na Capital, foram solicitadas 2.292 carteiras estudantis de bolsistas do ProUni. Um lote com 1.439 carteirinhas do ProUni foi entregue na sede da União Nacional dos Estudantes (Une), na manhã desta sexta-feira, 3. O restante poderá ser entregue às entidades estudantis na próxima semana. 

"A gráfica que confecciona os documentos assumiu o compromisso com a Etufor de entregar todos os documentos até o dia 10 de junho. Estamos repassando assim que recebemos para que as entidades distribuam as carteiras aos alunos até o dia 30 de junho", frisa Ivanderly. 

A Etufor orienta aos estudantes o acompanhamento do processo de entrega das carteirinhas pelo site da empresa. "No site vai constar 'carteira recebida pela Etufor' ou, por exemplo, 'entregue para entidade estudantil'", diz a chefe da divisão. 

Segundo Ivanderly, a UNE passou a receber as carteiras do Prouni neste ano. "A UNE já fazia as carteiras para as instituições públicas, como Uece, UFC e IFCE. Agora, além dos 30 mil documentos das públicas, receberá ainda as 2.292 dos bolsistas", completa.

 

Redação O POVO Online