Centro de monitoramento com 30 câmeras reforça segurança da Beira Mar

Além do centro, que terá monitoramento 24 horas, dois novos postos policiais foram inaugurados nesta sexta-feira, 6, na Beira Mar

16:46 | Mai. 06, 2016

Dois novos postos de policiamento e um Centro de Monitoramento com 30 câmeras foram inaugurados na manhã desta sexta-feira, 6, na avenida Beira Mar. Os equipamentos são frutos de parceria entre o Governo do Estado da Prefeitura de Fortaleza e de iniciativa privada da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-CE).

O monitoramento, com base no Mercado dos Peixes, no Mucuripe, conta com 14 câmeras "speed dome" – que possuem função giratória –, com alcance de até 300 metros e um giro de 360 graus. As câmeras ficam distribuídos entre a orla da Praia de Iracema até a Beira Mar, no Mucuripe, e uma no Centro Cultural Dragão no Mar, compreendendo 6 km.

As imagens serão acompanhadas 24 horas, em tempo real, e retransmitidas para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Na inauguração, o governador Camilo Santana (PT) explicou que a ação integra o Pacto por um Ceará Pacífico, com “um olhar especial para uma área do turística de Fortaleza, um das áreas mais bonitas e privilegiadas da Cidade”.

Conforme o gestor, as câmeras devem monitorar trânsito, fluxo de pessoas e movimentação e deve agregar câmeras privadas de hotéis e restaurantes, ajudando a "reduzir os índices de violência na área". “Pretendemos expandir, num segundo momento, para Praia do Futuro e todos os pontos turísticos importantes de Fortaleza e do Estado”, adiantou.

A Central, conforme informações da SSPDS, vai contar com quatro profissionais acompanhando as câmeras por 24 horas - dois analistas de imagens, um policial militar e um guarda municipal -, todos com radiocomunicação direta com a Ciops.

Já os dois postos de policiamento na Beira Mar ficam localizados na antiga Casa do Turista, em frente ao Coco Bambu, e em frente ao Náutico. Ambos os postos servirão de ponto fixo e apoio na área, para Polícia Militar e Guarda Municipal, além de ofertar o serviço de atendimento ao turista, oferecido pela Prefeitura, por meio da Setfor, com informações bilíngues e internet.

Redação O POVO Online, com informações da repórter Letícia Alves