141 kg de drogas já foram encontrados em terreno no Parque Santa Rosa

Cerca de 50 agentes trabalham nas escavações do terreno de cerca de 5ha

13:12 | Jan. 29, 2016

NULL (foto: )

Mais 100kg de maconha foram encontrados enterrados em um terreno localizado na rua Pouso Alegre, nas proximidades da av. Washington Soares, no Parque Santa Rosa. Com o localizado na manhã desta sexta-feira, 29, chega a 140 o número de quilos da droga encontrado no local.

Este foi o terceiro dia de escavações no terreno de cerca de cinco hectares. Além da maconha, foram encontrados enterrados 1kg de cocaína e balanças de precisão. A polícia continua as buscas no local, baseado em informações de que há mais drogas enterradas. "Isso ainda vai render tanto", afirma o delegado Sérgio Pereira dos Santos, titular da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), que coordena a operação.

Cerca de 50 agentes ajudam nas escavações, entre policiais militares (PMs) da Ronda Ostensiva com Cães (Roca) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e bombeiros militares. Uma retroescavadeira foi cedida pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (SESEC) e uma campana do Exército Brasileiro está no local.
[FOTO2]
O delegado Sérgio Pereira afirma que o trabalho no local é o "meio" de uma operação, que já dura, aproximadamente, dois meses. Ele afirma que a polícia civil já sabe a quem pertence a droga, não divulgando apenas para não prejudicar as investigações. Uma pessoa já foi presa, ainda na quinta-feira, 27: segundo o delegado da DCTD, o homem era um dos "administradores" do terreno, atuando no transporte e na vigilância da droga. A identidade dele não foi divulgada. A droga seria distribuída em toda a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Também já se sabe a rota pela qual a droga chegou em Fortaleza, garante a DCTD.

A investigação ainda busca apurar a quem pertence o terreno. Sérgio Pereira dos Santos ainda apura se o proprietário do espaço participa do esquema de tráfico. Sob o princípio de inexigibilidade de conduta diversa, o delegado pondera que o dono do local pode ter sido coagido para permitir o depósito.

O terreno
O espaço no Santa Rosa é coberto por matas, tendo recebido pouca construções. Apenas muros dividindo a área e pequenas marcações foram feitos. No lugar, os policiais encontraram diversas ferramentas, como machados e facões; uma carroça, que acreditam que era utilizada no transporte das drogas; e várias trilhas, interpretadas como rotas de fuga.

[VIDEO1] 

[VIDEO2]