PUBLICIDADE
Notícias

Polícia autua flanelinhas da área do Dragão do Mar por constrangimento

Nenhum dos flanelinhas possuía cadastro ou autorização para atuar como vigilantes de carro naquela área, afirma a delegada da Deprotur

13:48 | 18/04/2015
NULL
NULL
*Atualizada às 19h49min

Policiais Civis da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) e da Delegacia de Narcóticos (Denarc) realizaram operação para coibir a ação de flanelinhas no entorno do Centro Dragão do Mar, na noite desta sexta-feira, 17.

De acordo com a delegada titular da Deprotur, Adriana Arruda, 12 flanelinhas foram autuados pelo crime de constrangimento ilegal. Com eles, a Polícia apreendeu cartões impressos contendo valores que eram cobrados de motoristas.

Ainda segundo a delegada, nenhum dos flanelinhas possuía cadastro ou autorização para atuar como vigilantes de carro naquela área. No entanto, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da assessoria de imprensa, informa que não existe nenhum tipo de cadastro para flanelinhas. A Prefeitura cadastra apenas vendedores ambulantes; ficando a questão dos flanelinhas sob responsabilidade da Polícia.

Em Fortaleza, nenhum órgão regulamenta ou fiscaliza a atividade. Só quando a ajuda vira crime (extorsão, coerção, constrangimento) o poder público age. A lei federal nº 6.242 tem 39 anos (e o decreto que a regulamentou, dois a menos) é a legislação que deveria garantir uma relação regular e tranquila entre flanelinhas e motoristas.

[SAIBAMAIS2]
Além deles, a operação flagrou e autuou pessoas realizando vendas de drogas.

A operação, que iniciou por volta das 23h30min e seguiu até as 4 horas, se trata de uma diretriz da Delegacia Geral da Polícia Civil (PC), em vista de denúncias desse tipo de ação no local. A titular da Deprotur reforça que a ofensiva ocorrerá com frequência, e será estendida a outras áreas como Beira Mar e Praia do Futuro.

Cinthia Freitas, especial para O POVO
TAGS