PUBLICIDADE
Notícias

Movimento pró-ciclistas protesta em órgãos oficiais após atropelamentos

Na bicicletada de protesto desta terça-feira, 31, que contou com cerca de 50 ciclistas, os órgãos administrativos do município responsáveis pelo transporte público e trânsito da cidade receberam intervenções

21:50 | 01/04/2015
NULL
NULL

Militantes do movimento Massa Crítica Fortaleza, uma organização que reivindica questões de mobilidade da cidade, priorizando o transporte por meio de bicicletas, realizou nesta terça-feira, 31, um ato em protesto contra os atropelamentos de dois ciclistas ocorridos durante uma mobilização do grupo na última sexta-feira, 27.

Na bicicletada de protesto desta terça-feira, 31, que contou com cerca de 50 ciclistas, os órgãos administrativos do município responsáveis pelo transporte público e trânsito da cidade; a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), além do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus-CE) e Paço Municipal, receberam intervenções.

Os militantes deixaram mensagens de “Campanha Educativa no Trânsito Já!”, espalharam bicicletas e deitaram na pista, chamando atenção para o problema de ciclistas vítimas do trânsito.

Em nota, o Massa Crítica disse ainda que manifestos redigidos pelo grupo foram deixados nos locais, explicando os motivos da intervenção.

Atropelamentos

Na última sexta-feira, 27, ciclistas do País e do Mundo se mobilizaram em apoio aos ciclistas de São Paulo, que tiveram obras das ciclovias ameaçadas por uma liminar do Ministério Público. Em Fortaleza, o ato contava com cerca de 60 cicloativistas.

Um dos atropelamentos ocorreu na avenida Barão de Studart; o ciclista foi derrubado por um ônibus, recebeu socorro do Samu e foi encaminhado a um hospital da cidade.

[FOTO4]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em entrevista ao O POVO Online, Rafael Barros, ciclista que testemunhou o acidente, contou que o motorista foi imprudente ao puxar o ônibus para a pista da direita em alta velocidade, acertando o outro ciclista, que caiu de costas na pista. Ainda segundo Rafael, a vítima ficou com "fortes dores na região lombar".

Ao ver a situação, o grupo que acompanhava a bicicletada seguiu o ônibus, conseguindo deter o veículo na altura da avenida Pontes Vieira. A Polícia foi acionada, e o motorista encaminhado ao 34º Distrito Policial (DP) para prestar esclarecimentos.

Contra ele foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por omissão de socorro.

Segundo o grupo Massa Crítica, outra ciclista também foi atropelada na mesma noite. Dessa vez, o acidente ocorreu na ciclofaixa, enquanto a jovem fazia o caminho já de volta para casa. Uma motorista teria dobrado sem verificar o movimento da via exclusiva, arrastando a ciclista. A moça teve ferimentos leves.

Manifesto

Após os acidentes, o grupo divulgou um “Manifesto Respeite o Ciclista”, onde reclama a falta de fiscalização e desrespeito às normas por parte dos motoristas. “Muitos motoristas não respeitam a distância mínima de 1,5 metro ao ultrapassar e não dão preferência nos cruzamentos, fechando a passagem e colocando a vida do ciclista em risco. Apesar do Código Brasileiro de Trânsito ser bem claro e garantir legalmente formas seguras de se trafegar de bicicleta, a falta de fiscalização e, principalmente, de educação, tornam andar de bicicleta na cidade um desafio”.

O POVO Online tentou entrar em contato com os órgãos oficiais citados na matéria, mas as ligações não foram atendidas.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

[FOTO3]

 

 

 

 

 

 

 

Cinthia Freitas especial para O POVO

TAGS