PUBLICIDADE
Notícias

Morre o empresário Elano de Paula, irmão mais velho de Chico Anysio, aos 92 anos

Elano se recuperava em casa de uma infecção respiratória, em sistema de ''home care''. O corpo será cremado, segundo os familiares

14:59 | 17/04/2015
NULL
NULL

Atualizada às 16h41min

O empresário, escritor e jornalista, Elano de Paula, morreu na manhã desta sexta-feira, 17, aos 92 anos, de complicações respiratórias.

Irmão mais velho de Chico Anysio, Elano será velado no cemitério Ethernus, na rua Padre Valdevino, em Fortaleza, a partir das 20h desta sexta, até as 10h do próximo sábado, 18.

A família informou que o corpo será cremado, conforme a vontade dele, mas ainda não foram divulgados o local e horário do sepultamento.

Segundo a neta dele, Naina, 26 anos, Elano se recuperava em casa de uma infecção respiratória, em sistema de “home care”. “Nós respeitamos a vontade dele, que tinha medo de falecer e não estar em casa com os familiares. Ele nunca quis ficar internado e morreu no seio da família”, completa.

%2b Elano de Paula foi entrevistado das Páginas Azuis do jornal O POVO

A morte foi confirmada por volta das 11h50min, quando o empresário parou de respirar. Raimundo Padilha, empresário e amigo, lamentou a perda. “Trabalhei com ele muitos anos, foi um amigo e irmão. Foi o primeiro a trazer para o Ceará o Sistema de Financiamento de Habitação. Ainda era um romântico, compôs música e permaneceu ativo até o fim”, disse.

%2b Veja a galeria de fotos do empresário Elano de Paula

Elano compôs a música "Canção de amor”, com Chocolate, e ainda escreveu os livros “Aquele Ponto” (1997), “A Última Testemunha” (1999), “Começar de novo” (2000), “De carona no tempo” (2001), “Tangueiras” (2002).

[VIDEO1]

Em 2012, Elano foi entrevistado pelo O POVO em uma matéria sobre o novo perfil da terceira idade. Na época com 89 anos, ele mostrou sua rotina ativa, produtiva e absolutamente lúcida. "O segredo é nunca parar de pensar", ensinou.

Seguidor da religião espírita “desde que tinha 7 anos de idade”, ele contou à repórter Henriette de Salvi que não precisava de mais nada, do ponto de vista financeiro. Por isso, construía casas populares, em uma missão de ajudar as pessoas. Também ministrava palestra da doutrina espírita. “Estudo e leio muito sobre o assunto”, explicou apontando uma publicação com a imagem de Chico Xavier. 

Carreira

Elano de Paula nasceu no dia 1° de fevereiro de 1923, em Maranguape, 30 km de Fortaleza, mas passou boa parte de sua vida dividido entre o Rio de Janeiro e o Ceará. Fez parte do Exército entre 1943 e 45, no fim da Segunda Guerra. Depois, ingressou na Rádio Guanabara, no Rio de Janeiro, passou pela Rádio Mayrink Veiga e pela Rádio Clube do Brasil.

Se formou em engenharia civil pela Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro. Um dos seus primeiros trabalhos como engenheiro fez a construção da ponte de Aquiraz; também fez a construção dos conjuntos Luciano Carneiro e José Walter e entre os seus muitos trabalhos foi diretor da Indústria e Comércio Incosa.

Na área artística, passou pela Televisão Excelsior no Rio de Janeiro, onde foi diretor. Produziu o programa "O Homem e o Riso!", da TV Record em São Paulo, e o Chico Anysio Show, na TV RIO. Foi sócio gerente da Master Engenharia, presidente da Credimus - Cia de Crédito Imobiliário, presidente da Iplac do Brasil, em João Pessoa, e vicepresidente da Indústria Plástica Cearense S/A.

Foi ainda diretor da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), conselheiro do Instituto Técnico de Crédito Imobiliário e Poupanç,  diretor da Domus, membro do conselho Curador, diretor do Fundo de Promoção da Poupança – BNH, sócio gerente da Quality Artes Ltda, no Rio de Janeiro, presidente da Domus e sócio da Cedro Factoring no Ceará
 

Redação O POVO Online
TAGS