PUBLICIDADE
Notícias

Hospital de Saúde Mental de Messejana é o melhor do Brasil, aponta pesquisa

Desde a última avaliação do Programa Nacional, o hospital subiu da 52° para 1° colocação, passando de uma nota 72,05 para 97,56

10:54 | 02/04/2015
NULL
NULL

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), em Messejana, foi eleito o melhor hospital da rede pública pelo Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar/<br>Psiquiatria (PNASH 2012/2014). Entre 143 instituições avaliadas, o HSM teve a nota final de 97,56.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o hospital tem 180 leitos para internação e dispõe de dois hospitais-dia com 60 leitos distribuídos no atendimento a psicóticos e dependentes químicos e também um núcleo de atendimento à infância e à adolescência. O restante das instituições avaliadas ficaram com média de 65,98.

A avaliação do PNASH é aplicada a todos os hospitais da rede do SUS mediante quatro formulários padronizados para cada unidade hospitalar, divididos em: avaliação técnica, avaliação para usuários de ambulatório, avaliação para usuário de internação, avaliação para usuários de emergência.

O objetivo da avaliação é saber o real nível de qualidade da assistência prestada nos hospitais psiquiátricos do país. Na edição anterior do PNASH (2007/2009), o HSM ficou com nota 72,05, na 52° colocação.

Saúde
O atual Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto iniciou suas atividades em 1963, ficando conhecido como “Hospital Colônia de Psicopatas. Na época, a unidade era estruturada como asilo, pois o convívio social com doentes mentais não era aceito pela sociedade.

Hoje, o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto – antigo Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM) – compõe a estrutura organizacional da Secretaria de Saúde do Estado.

Redação O POVO Online com informações da SMS
TAGS