PUBLICIDADE
Notícias

Corredor Expresso Fortaleza começa neste sábado; confira mudanças na av. Bezerra de Menezes

Itinerários serão alterados e algumas linhas de ônibus serão criadas ou absorvidas. Agentes da AMC vão notificar motoristas que entrarem na faixa exclusiva

13:20 | 16/04/2015
NULL
NULL

Vinte e seis linhas de ônibus que passam pela avenida Bezerra de Menezes vão passar por mudanças, a partir deste sábado, 18, quando será implantada a 1° etapa do Corredor Expresso Fortaleza pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Ao todo, 131.100 passageiros serão beneficiados com o corredor, de 8,2 km de extensão, conforme a Prefeitura.

O tempo de viagens das linhas de ônibus que transitam pela região será reduzido, dando mais velocidade ao transporte coletivo. A operação no corredor contará, em horário comercial, com 15 linhas de ônibus e um volume de 94,8 ônibus/hora. As mudanças incluem diferentes itinerários e até criação e absorção de novas linhas.

Com o corredor, cada sentido da avenida passa a ter cinco estações para ônibus articulados e de grande porte, que garantem maior acessibilidade aos passageiros com deficiências físicas. Inicialmente, o desembarque será feito apenas pelos canteiros e a fiscalização não será realizada.

O prazo para o início das fiscalizações eletrônicas não foi estabelecido, mas até lá, a Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) vai aumentar o efetivo de agentes, que vão notificar motoristas que entrarem na faixa exclusiva de ônibus. A previsão da Prefeitura é de que a segunda fase do projeto comece em 30 de junho.
[FOTO2]


 

 

 

 

 

Linhas
Quase todas as linhas passam pelas 10 estações, sendo cinco em direção ao Centro e cinco no sentido Centro-Antônio Bezerra, com exceção das linhas 076 - Cj Ceará/Aldeota; 079 - Antônio Bezerra Náutico; 088 - Antônio Bezerra/Albert Sabin; 222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales; 096 - Cj Ceará/Barão de Studart; 226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana; 855 - Bezerra de Menezes/Washington Soares, que não passam pela Estação Otávio Bonfim (sentido Antonio Bezerra-Centro), saindo do corredor e entrando na Rua Justiniano de Serpa.

As duas linhas compostas por vans terão seus itinerários totalmente transferidos: a linha 713-Santos Dumont/Perimetral passa para a Rua Gustavo Sampaio (sentido Oeste-Leste) e Rua Azevedo Bolão (sentido Leste-Oeste) e a 757 – Vila Velha/Centro para a Avenida Sargento Hermínio.
As demandas de usuários das seguintes linhas serão absorvidas por outras linhas já existentes, ampliando a oferta de veículos e as opções de deslocamento:
Linha absorvida Linha - atual a ser utilizada
201 – Bezerra de Menezes/Bairro Ellery/ 108-Santa Maria/Bairro Ellery
202- Rodolfo Teófilo/Bezerra de Menezes/ 302 – Rodolfo Teófilo / José Bastos
233 – Olavo Bilac/Bairro Ellery/ 108-Santa Maria/Bairro Ellery
240 – Quintino Cunha/Centro 210 – Quintino Cunha/Antonio Bezerra
250 – Antonio Bezerra/Centro/ 200-Antônio Bezerra/Centro
251 – Antonio Bezerra/Coração de Jesus/ 200-Antônio Bezerra/Centro; 028 - Antônio Bezerra/Papicu; 098 - Expresso/Antônio Bezerra/Papicu

Outras três linhas serão criadas: 106, 226 e 286. A linha 106 – Floresta/Centro faz percurso complementar à 206 - Padre Andrade/Antônio Bezerra. A linha 226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana complementa a 026 - Antônio Bezerra/Messejana. Já a linha 286 - Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont complementa a 086 - Bezerra de Menezes/Santos Dumont. A linha 200 - Antônio Bezerra/Centro que fazia o itinerário apenas aos domingos passa a circular diariamente.

Algumas linhas serão expressas, ou seja, não param na Avenida Bezerra de Menezes, são elas:
096-Conjunto Ceará/Barão de Studart (com paradas a partir da Av. Antônio Sales)
098-Expresso/Antônio Bezerra/Papicu (com paradas a partir da Av Duque de Caxias a partir da Tristão Gonçalves)
226-Expresso/Antônio Bezerra/Messejana (com paradas a partir da Av Aguanambi)
286-Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont (com paradas a partir da Av Tristão Gonçalves, na Estação de metrô José de Alencar)
Três linhas terão seus nomes modificados, confira abaixo:

Nome Antigo e nome atual
108-Santa Maria/Bezerra de Menezes >108-Santa Maria/Bairro Ellery
200-Av. Bezerra de Menezes > 200-Antônio Bezerra/Centro
206-Padre Andrade > 206-Padre Andrade/Antônio Bezerra

Vans com itinerários modificados:
713 - Santos Dumont/Perimetral Rua Gustavo Sampaio (sentido oeste-leste) , Rua Azevedo Bolão (sentido leste-oeste);

757 - Vila Velha/Centro para a Avenida Sargento Hermínio.

[FOTO3]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[FOTO4]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As dezenove linhas abaixo mantêm seu itinerário sem alterações ou sofrem pequenas modificações:
026-Antônio Bezerra/Messejana
028-Antônio Bezerra/Papicu
060-Parquelândia/Parangaba
071-Antônio Bezerra/Mucuripe
074-Antônio Bezerra/Unifor
076-Cj Ceará/Aldeota
079-Antônio Bezerra/Náutico
086-Bezerra de Menezes/Santos Dumont
088-Antônio Bezerra/Albert Sabin (alteração no percurso - sai da José Sombra e passa para a Rua Justiniano de Serpa)
096-Cj Ceará/Barão de Studart
098-Expresso/Antônio Bezerra/Papicu
200-Antônio Bezerra/Centro (ponto final será na Estação de Metrô José de Alencar)
222-Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales
226-Expresso/Antônio Bezerra/Messejana
286-Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont
389-Jovita Feitosa
855-Bezerra de Menezes/Washington Soares (alteração no percurso - sai da José Sombra e passa para a Justiniano de Serpa)
037-Corujão/Cj Ceará/Aldeota
039-Corujão/Av. Bezerra de Menezes

Transporte
O corredor Antônio Bezerra / Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra / Papicu, que terá extensão de 17,4km, com investimento total de R$ 187 milhões. O objetivo é priorizar e dar maior qualidade ao transporte público e coletivo na Capital.


Redação O POVO Onlinecom informações da Prefeitura

TAGS