PUBLICIDADE
Notícias

''Todos os equipamentos fornecidos desde 2000 estão funcionando'', diz presidente da Novakoasin

Haim Hamaoui afirmou, nesta quinta-feira, 12, que não há dívidas da gestão passada. "A prefeitura está colocando equipamentos que não atendem o sistema", defendeu

09:54 | 12/03/2015
NULL
NULL

O diretor-presidente da empresa Novakoasin, que era responsável pela manutenção dos semáforos de Fortaleza, defendeu que os equipamentos fornecidos à Prefeitura foram entregues e estão funcionando. A empresa realizou uma coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira, 12, para rebater a versão da gestão municipal. A dívida da Prefeitura está orçada em R$ 8.640.230,81, conforme a Novakoasin.

Os semáforos de Fortaleza começaram a apresentar falhas no Carnaval, quando a Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) informou que a Novakoasin abandonou “irresponsavelmente” o serviço de manutenção. O prefeito Roberto Cláudio disse que não reconhecia parte da dívida cobrada e exigiu a entrega de um software adquirido pela Prefeitura para gestão inteligente do sistema - o Scoot.

[SAIBAMAIS 2] O engenheiro Haim Hamaoui , diretor-presidente da Nova Koasin, afirmou que não há dívidas da gestão passada, pois o débito se refere aos meses de junho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2013 e de 2014. “Todos os equipamentos fornecidos desde 2000 estão funcionando. A prefeitura está colocando equipamentos que não atendem o sistema. Desde o dia que abandonamos, não conseguimos mais acessar o sistema”, completa.

Segundo Haim, os semáforos possuem registro de tudo o que acontece. No fim de fevereiro, a Justiça determinou que a empresa NovaKoasin deveria fornecer à Prefeitura de Fortaleza todas as senhas, softwares e um equipamento específico para a configuração dos controladores semafóricos em tempo real.

Durante a coletiva, a empresa informou que não foi recebida nenhuma determinação do Judiciário. A Novakosain disse ainda que a nova versão do sistema scoot foi entregue à AMC em 15 de fevereiro de 2012, junto com manuais atualizados.

"Em 2013, a Prefeitura iniciou o ano sem dívida e quando RC assumiu a Prefeitura começou a atrasar os pagamentos referentes aos contratos do Ctafor e Transfor. Em novembro , a dívida apontada pela Novakoasin já totalizada R$5,3 milhões", completa o boletim da empresa.
Sistema <br>De acordo com a Novakosin, a empresa cumpriu todas as obrigações contratuais e profissionais com o município ao longo dos últimos 15 anos. "O sistema scoot está presente em 62,4% dos 705 cruzamentos com semáforos de Fortaleza, operando com eficiência de 100% e oferecendo maior fluidez dos veículos em todas as sub-áreas" completa.

Redação O POVO Online com informações da repórter Luana Severo
TAGS