PUBLICIDADE
Notícias

Roberto Cláudio anuncia operação de combate a táxis clandestinos

O anúncio ocorre um dia depois do protesto realizado por taxistas, que paralisou o trânsito durante o trajeto da manifestação: da avenida Abolição até o Aeroporto Internacional Pinto Martins

21:25 | 10/03/2015

Após reunião com o Sindicato dos Taxistas (Sinditáxi), nesta terça-feira, 10, a Prefeitura de Fortaleza anunciou uma operação para combate de táxis clandestinos. A ação terá o apoio da Polícia Civil e será realizada meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). O anúncio ocorre um dia depois do protesto realizado por taxistas, que paralisou o trânsito durante o trajeto da manifestação: da avenida Abolição até o Aeroporto Internacional Pinto Martins.

No encontro com integrantes do sindicato, estiveram presentes o prefeito Roberto Cláudio, o delegado geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, e representantes dos demais órgãos. “Precisamos combater a pirataria, que é um problema crônico na cidade. Temos agora novas iniciativas, com a Polícia Civil, e um conjunto de ações estão sendo organizados para serem implantadas de imediato. Além disso, a Seuma vai verificar todos os alvarás e serviços que deveriam funcionar como locadoras de veículo, mas estão, de forma clandestina, prestando serviços piratas de táxi”, explicou RC.

O prefeito anunciou ainda o envio de proposta à Câmara Municipal para aumentar a multa, que atualmente é de R$ 688, para quem for flagrado conduzindo táxi clandestino.

Outras duas ações anunciadas durante a reunião são a atuação imediata da Seuma na retirada de placas e cartazes espalhados pela cidade que oferecem este serviço ilegal; assim como a ampliação da fiscalização da AMC para identificar e verificar a documentação dos veículos suspeitos de estarem operando ilegalmente.

De acordo com o presidente da Etufor, Antônio Ferreira, o órgão já realiza uma fiscalização permanente e faz uma média de apreensão mensal de 80 veículos. No entanto, segundo ele, o reforço da Polícia vai auxiliar naqueles casos em que a Etufor não pode atuar em razão da falta do aparato policial. “Agora, a apreensão será bem maior porque teremos o apoio da Polícia nas equipes de fiscalização. Vamos combater ostensivamente essa prática”, avalia Ferreira.

Novas vagas

O prefeito afirma que foi homologada a licitação para a contratação de 492 novas vagas de táxi. A partir desta quarta, 11, os vencedores começarão a ser chamados para que possam fazer o emplacamento e vistoria, e os demais para que possam adquirir os veículos.

Redação O POVO Online

TAGS