PUBLICIDADE
Notícias

Walter Cantídio lidera ranking nacional de transplantes de fígado pela 2º vez seguida

O hospital da UFC contabilizou no ano passado um total de 135 transplantes de fígado, sendo três de doadores vivos e 132 de doadores falecidos

16:50 | 25/02/2015
NULL
NULL

Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), é a unidade de saúde que mais realiza transplante de fígado no Brasil, conforme divulgou recentemente a Associação Brasileira de Transplantes (ABTO), no documento 'Dimensionamento dos transplantes no Brasil e em cada estado'.

Em 2014, foram feitos 135 transplantes de fígado no local, sendo três de doadores vivos e 132 de doadores falecidos. O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, por sua vez, ocupa o 2º lugar do ranking, com 125 transplantes de fígado.

"Contamos com o apoio de todos para continuarmos oferecendo à população do Ceará e de outros estados do Brasil o único tratamento curativo para os pacientes portadores de doenças hepáticas terminais", comenta o coordenador do serviço de transplante de fígado do Walter Cantídio, Prof. Huygens Garcia.

Liderança em números
 
Ainda segundo o relatório da ABTO, em números absolutos, os transplantes de fígado no Ceará passaram de 64, no ano de 2007, para 195, em 2014, e o Brasil é o 2º país do mundo em números absolutos de transplantes hepáticos.

[SAIBAMAIS 3]No primeiro semestre de 2013, o hospital universitário Walter Cantídio também foi a unidade de saúde líder em número de transplantes de fígado no Brasil, com o registro de 59 cirurgias e passou a ser o estado com o maior número de transplantes do tipo por milhão de habitantes.

Apenas Ceará e o Distrito Federal apresentaram taxa de transplante superior a 20 por milhão de pessoas. Com dados relativos a 2013, a Associação também ressalta que o Brasil já realizou 1.723 transplantes de fígado, ultrapassando países como França, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Canadá.  

Redação O POVO Online
TAGS