PUBLICIDADE
Notícias

TCE intensificará inspeções do transporte escolar no Interior

Erradicar o uso do pau de arara como transporte de estudantes

20:54 | 25/02/2015
NULL
NULL
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) vai realizar inspeção do transporte escolar em cinco municípios cearenses: Cruz, Ipaporanga, Aracati, Jardim e Viçosa do Ceará, até o fim do primeiro semestre. Essa foi uma das medidas acertadas em reunião promovida na tarde desta quarta-feira, 25. 

O órgão firmou parcerias com outras instituições com objetivo de intensificar a fiscalização e garantir o transporte escolar seguro dos estudantes no Estado. De acordo com o diretor da 5ª Inspetoria de Controle Externo, Rubens Cézar Parente, os cinco municípios foram escolhidos porque ocorrências de irregularidades já foram detectadas. 

[SAIBAMAIS 2]"Sabemos das dificuldades dos municípios de recursos, mas a intenção é alertar os gestores que o tribunal vai tomar providências e fazer auditorias", diz o presidente do TCE, Valdomiro Távora. 

O TCE firmou termo de cooperação com as seguintes instituições: Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSPDS), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Trânsito (Detran-CE) e Associação dos Municípios do Ceará (Aprece).

Para o segundo semestre, está prevista uma auditoria operacional sobre transporte escolar. "Vamos fazer um diagnóstico dos problemas, tentar entender o porquê de as falhas acontecerem e apontar soluções", informa Rubens Cézar. 

Pau de arara

O diretor explica que, inicialmente, as fiscalizações atuavam especificamente nos veículos adquiridos pelo programa Caminho da Escola, do governo federal, cujo objetivo era renovar a frota de transportes escolares. 

"Diversos prefeitos foram multados porque os veículos estavam sendo destinados para outras finalidades”, diz. Rubens Cézar destaca que o TCE passou a observar os veículos contratados por meio de licitação de forma inadequada. "Grande parte deles constituiu transporte de carga, o pau de arara, para transporte de pessoas".

Redação O POVO Online
TAGS