PUBLICIDADE
Notícias

Prefeitura analisa desconto em remuneração de dentistas por protesto

O órgão municipal estuda registrar falta nos odontologistas que participaram de ato na Praça do Ferreira

19:33 | 03/02/2015
NULL
NULL

O protesto realizado por dentistas do Programa de Saúde da Família (PSF) na última quarta-feira, 28, na Praça do Ferreira, pedindo melhorias nas condições de trabalho nos postos de saúde de Fortaleza, gerou atrito entre a Prefeitura e a categoria. O órgão municipal analisa a possibilidade de registrar falta nos profissionais que participaram do ato, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Caso seja realizada a ação, o grupo de odontologistas, que participaram da manifestação, estaria sujeito a um desconto na remuneração ocasionada pela ausência no trabalho.

De acordo com o Sindicato dos Odontologistas do Estado do Ceará (Sindiodonto-CE), a Prefeitura teria alegado que os profissionais prejudicaram os usuários por não estarem nas unidades de saúde para prestar atendimento. Os dentistas afirmam que o objetivo do protesto foi alertar a ausência de materiais necessários para a execução de serviços básicos na clínica odontológica, além de atender a população na Praça do Ferreira durante a manifestação.
[SAIBAMAIS2]
O Sindicato acusa a Prefeitura de agir motivada por uma retaliação. Conforme o Sindiodonto, o desconto na remuneração, por conta da falta, não seria uma ação legal, já que eles teriam realizado um aviso prévio de 48h sobre o protesto. A SMS confirmou ao O POVO Online que a categoria protocolou o aviso na última segunda-feira, 26.

Reclamação da categoria

Conforme o Sindiodonto, os postos estão passando por reformas estruturais, mas os itens básicos são 'esquecidos'. O problema estaria causando um prejuízo na parte clínica e cirúrgica das unidades, afetando a população.

A Coordenação de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reconhece os problemas, afirma que tem realizado reformas estruturais e espera normalizar a situação o mais rápido possível.

"Estamos em um processo de reestruturação nos postos de saúde bucal. Promovemos reformas e ampliação significativas. Os equipamentos odontológicos foram trocados por equipamentos novos para dar condição a população. Está sendo feito um redimensionamento. Ainda temos a dificuldade no quantitativo de material de consumo, mas estamos trabalhando para regularizar esse processo. Houve potencialização do atendimento odontológico, tivemos que aumentar a quantidade de equipamentos. É um processo gradual e normal", disse o coordenador de Saúde Bucal, Zé Carlos, em entrevista ao O POVO Online.

Redação O POVO Online

TAGS