Operação irá fiscalizar transportes escolares em Fortaleza
A ação será realizada entre os dias 10 e 13 de fevereiro, nos horários de chegada e de saída dos alunos. Em caso de irregularidade, o veículo será apreendido
A ação, de caráter educativo, deverá ocorrer nos horários de chegada e de saída dos alunos, no intuito de garantir-lhes segurança.
Durante a fiscalização, será checada a existência de alguns itens obrigatórios no veículo, como cintos de segurança em número correspondente ao de passageiros sentados, fecho interno de segurança nas portas, luz de freio elevada, faixa horizontal pintada ou película auto-adesiva não removível, na cor amarela, com 40cm de largura, à meia altura (em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroçaria), identificada como ESCOLAR em cor preta.
Ainda será averiguado quais condutores operam com ajudante e quantos alunos são transportados por veículo. “Deixaremos claro aos motoristas a importância de respeitar as regras já que, caso seja constatada irregularidade, o veículo é apreendido”, alerta Alessandro Gaspar, chefe da Divisão de Fiscalização da Etufor.
Regularização
Só tem autorização para prestar serviço de transporte escolar em Fortaleza, o condutor que esteja devidamente credenciado na Etufor, assim como o seu veículo.
O cadastro deve ser renovado anualmente com a atualização de toda a documentação na sede do órgão. Condutor, condutor auxiliar e monitor do transporte precisam usar a Carteira Padrão, documento obrigatório que os identifica.
Os pais também podem confirmar na Divisão de Cadastro da Etufor, se o condutor está devidamente regularizado para realizar o serviço e verificar se o veículo utilizado no transporte está cadastrado no órgão. Caso detecte alguma irregularidade, o responsável pode acionar uma equipe de fiscalização por meio do número 3452-9318.
Redação O POVO Online