Feirantes da Sé fazem caminhada e ocupam Centro nesta manhã
Cerca de mil pessoas passam pela Catedral, ocupando a avenida Alberto Nepomuceno, seguindo em direção ao Paço Municipal
Feirantes fazem caminhada pelo Centro de Fortaleza na manhã desta quinta-feira, 5, em protesto por melhores condições de trabalho e direito à ocupação do espaço da Feira da Sé.
Cerca de mil pessoas passam pela Catedral, ocupando a avenida Alberto Nepomuceno, seguindo em direção ao Paço Municipal. O batalhão da Guarda Municipal está cobrindo a área.
Empunhando cartazes e realizando ‘apitaço’, os comerciantes pedem a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para discutir a regulamentação da feira.
%2b Confira a galeria de imagens do protesto
Novos horários
Como alternativa para burlar a fiscalização, nesta semana os feirantes ocuparam vias no entorno da Catedral em dias e horários novos. Na madrugada desta quarta-feira, 4, o comércio foi montado na rua Sobral.
[SAIBAMAIS 1]
A feira na rua José Avelino e na travessa Icó segue permitida, mas com limites de horário; das 19 horas de quarta-feira às 8 horas de quinta-feira, e das 19 horas de sábado às 11 horas de domingo. Para os ambulantes, no entanto, a venda dos produtos é mais segura em horários em que não há efetivo policial, já que a presença da Polícia implica, muitas vezes, em apreensão das mercadorias.
O feirante José Maria Castro, 54, explica que enquanto a questão não for resolvida, o comércio vai persistir ocupando a área. “Essa questão da feira não foi resolvida, querem que a gente saia mas não temos lugar para ir. A gente quer um canto fixo, sendo que eles [Prefeitura] não resolvem e precisamos trabalhar”.
Já a Prefeitura defende que não é contra a feira e que entende a importância econômica e social desse tipo de comércio para a cidade.
De acordo com o secretário da Secretaria da Regional Centro (Sercefor), Ricardo Sales, “a ideia é que os ambulantes ganhem comodidade e dignidade no novo espaço, a ser construído pela Prefeitura em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma)".
[FOTO2]
[FOTO3]
Veja o vídeo:
[VIDEO1]
Redação O POVO Online com informações da repórter Luana Severo