PUBLICIDADE
Notícias

Após tentar Enem por três vezes, cearense cursará Medicina na Rússia

Estudante de 25 anos foi aprovado através de documentação e entrevista. Aulas começam em setembro, mas ele viajará antes para aprender o idioma

19:59 | 05/02/2015
NULL
NULL

Tercio dos Santos, 25, natural de São Gonçalo do Amarante, irá cursar Medicina na Rússia, com a ajuda governamental daquele país. A viagem acontecerá após três tentativas frustradas de ingresso no curso através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas começam em setembro, mas a ida será em abril para que o estudante tenha aulas do idioma.

[SAIBAMAIS 1] “Primeiro eu enviei a documentação e o meu histórico escolar. Após ser aprovado nessa etapa, participei de uma entrevista e fui aprovado também”, lembrou Tercio. Conforme ele, a ideia de participar da seleção surgiu a partir de indicações de ex-professores do Rio de Janeiro e foi consolidada a partir da aprovação da mãe. Tercio será aluno da Universidade Estatal de Kursky, a 500 km de Moscou.


“De abril a agosto irei fazer lá um curso preparatório, onde estudarei inglês e russo, e o básico de Biologia, Física e Química. Em setembro começam as aulas de Medicina”, contou. Apesar do incentivo do governo russo a estudantes internacionais, Tercio deverá desembolsar ainda R$ 7 mil por semestre para custear faculdade, moradia e plano de saúde. O curso tem duração de seis anos e o estudante já se perara para uma rotina intensa. “Eles são bem exigentes. Soube que têm avaliações orais diariamente e aulas até aos sábados”, frisou.

Quando retornar ao Brasil, Tercio deverá ser submetido ao Revalida, um exame do governo brasileiro para reconhecer o seu diploma, que já será válido para toda a União Europeia.“Sonho agora em me formar médico e voltar para trabalhar em São Gonçalo do Amarante", disse.

 

Redação O POVO Online

TAGS