PUBLICIDADE
Notícias

AMC solicita apuração de suposta sabotagem a semáforos em Fortaleza

A medida foi tomada após denúncia de suposta sabotagem na rede semafórica. Se houver indícios de sabotagem, a AMC pedirá abertura de inquérito policial

16:45 | 19/02/2015
Em Fortaleza, 20 semáforos apresentaram problemas nesta quinta-feira, 19, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). No último balanço, às 19 horas, o número diminuiu para 18. O órgão afirma que os problemas técnicos podem ter sido provocados por oscilações e desligamentos na rede de energia elétrica. A AMC, porém, diz ter encaminhado ofício à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSPDS). 
A medida foi tomada após a denúncia do diretor do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), o agente de trânsito Eriston Ferreira, que sugeriu a possibilidade de sabotagem na rede semafórica.

Por isso, a autarquia solicitou a cópia das imagens registradas nos cruzamentos que foram afetados, "bem como o monitoramento em tempo real, a partir de hoje, das principais vias com maior fluxo veicular". 

[SAIBAMAIS 2] "Se houver indícios de sabotagem, a AMC pedirá a abertura de inquérito policial para apurar as responsabilidades penais no caso", comunicou o órgão.  

A AMC acrescenta que, enquanto as equipes de manutenção providenciam os reparos, agentes de trânsito e orientadores do projeto Via Livre operam nos principais cruzamentos em que foram detectadas falhas nos equipamentos.

Veja os cruzamentos onde os semáforos apresentam falhas nesta quinta-feira, até 19 horas:

1. Pedro Pereira x Sena Madureira (apagado)
2. Pedro Pereira x Solon pinheiro (apagado)
3. Dom Luis x 8 de setembro (piscante)
4. Pontes Vieira x José vilar (piscante)
5. Eduardo Girão x Damasceno Girão (piscante)
6. Eduardo Girão x Jorge Dumar (piscante)
7. Gomes de Matos x Des. Praxedes (piscante)
8. Osório de Paiva x Julio Braga (apagado)
9. Silas Munguba x Stela Cochrane (piscante)
10. Carneiro de Mendonça x José bastos (piscante)
11. Silas Munguba x Malmequer  
12. Major Assis x Cel. Carvalho (apagado)
13. Osório de Paiva x Perdigão de oliveira (apagado)
14. Perdigão de Oliveira x Osório de Paiva (apagado)
15. Isac Amaral x Raul Barbosa (apagado)
16. Porto Velho x Vitória (piscante)
17. Anselmo Nogueira x Vital Brasil (apagado)
18. Miguel Dias x Firmino Rocha de Aguiar (apagado)

Manutenção

A manutenção dos semáforos é realizada pela empresa terceirizada Nova Koasin, que não deu apoio durante o Carnaval. Em entrevista à rádio O POVO/CBN nesta quinta-feira, o diretor da empresa, Valdir Roberto, defendeu que as atividades foram paralisadas por falta de pagamento. 

"A gente, através de comunicados e notificações, foi conversando amigavelmente com todos os gestores da Prefeitura, com relação a essa nossa situação de inadimplência. Temos valores de 2013 para receber, de 2014 e de 2015. Chegou o momento que nós tivemos que realmente parar nossas obrigações porque não estava mais sendo sustentável com relação ao pagamento de todos os nossos fornecedores, funcionários", afirmou o diretor.

Ouça entrevista com Valdir Roberto, diretor da Nova Koasin, à Rádio O POVO/CBN

Semáforos apagados

Durante o Carnaval, 18 semáforos da Capital em 13 bairros diferentes estavam apagados. As causas das falhas nos equipamentos não foram identificadas.

Na quarta-feira, 18, um grupo de agentes da AMC se reuniu em frente à sede do órgão para protestar contra os deslocamentos constantes ocorridos por conta da pane dos semáforos. De acordo com o Sindfort, somente 39 profissionais estavam disponíveis na ocasião, um número insuficiente para atender à demanda.

O agente de trânsito Eriston Ferreira, diretor do Sindfort, denunciou que a pane nos semáforos foi provocada por sabotagem. "Nosso pessoal constatou fios cortados", afirma. 


Uma reunião da categoria para avaliar o protesto está marcada para as 6 horas desta sexta-feira, 20, em frente à sede da AMC, na Praça Estrela.

A AMC esclarece ainda que 20 agentes que estavam escalados para trabalhar em quatro cruzamentos na última quarta-feira, 18, e que não compareceram aos seus postos de trabalho responderão a inquérito administrativo. O procedimento já foi aberto pela Autarquia.

Problema se repete

O assessor do Sindfort, Haroldo Barbosa, denuncia que em 2013 ocorreu problema semelhante na Capital, quando semáforos de cruzamentos da avenida 13 de Maio foram apagados por pelo menos dois dias.

À época, a empresa Nova Koasin já era responsável pelo serviço terceirizado de manutenção e também havia queixa de atrasos no pagamento repassado pela Prefeitura.

Redação O POVO Online
TAGS